15 Maneiras de Aplicar Biohacking em Sua Saúde

Biohacking na Saúde

Vamos começar pelo início: o que é “biohacking”? Aqui estão dicas para aplicar biohacking em sua saúde!

Pode parecer alta tecnologia, mas na realidade, o “biohacking” na saúde é bastante simples. Como diz o Dr. Meagan Walker, “biohacking refere-se à incorporação de pequenas mudanças consistentes que mudam o desempenho do corpo humano ou da mente de maneira mensurável (1)”.

Em poucas palavras, biohacking é uma palavra-chave para truques fáceis que podem melhorar sua energia e seu desempenho mental.

Você está disposto a tentar? Então aqui estão 15 maneiras de começar a aplicar biohacking em sua saúde hoje mesmo!

  1. Respire

Isto não se refere apenas ao ato real de respirar (todos nós deveríamos estar fazendo isso!), mas sim ao foco e atenção que colocamos em nossa respiração todos os dias. A relação entre respiração e desempenho é enorme e certamente um biohack que muitos de nós poderiam estar explorando mais. Para dormir melhor, concentre-se na respiração profunda para relaxar seu corpo. Para começar seu dia, concentre-se em sua respiração para focar sua mente. Investir alguns minutos a cada dia para se concentrar em sua respiração pode ajudar em múltiplos aspectos de sua vida. É um excelente biohack da saúde!

  1. “Encaixote” o Stress

Provavelmente não o tipo de se encaixotar que vêm primeiro na mente! A respiração de caixa é uma técnica de respiração fácil e eficaz que pode levar você de um estado de estresse, “luta ou fuga”, para um lugar mais calmo em questão de instantes. Basta inalar até uma contagem de 5, aguardar até uma contagem de 5, exalar até uma contagem de 5 e aguardar novamente até uma contagem de 5. Repita os passos até que seu ritmo cardíaco diminua.

  1. Termine seu banho com água fria

Pode parecer loucura nos meses mais frios, mas se você conseguir resistir ao frio, este biohack pode não apenas recompensá-lo com mais energia, mas também melhor concentração e melhor saúde imunológica.

  1. Tome um banho gelado

Se a idéia de uma chuveirada rápida fria parece suportável, por que não dar um passo adiante e colher os benefícios de um banho gelado? Tomar um banho gelado pode aumentar sua taxa metabólica em até 350% e não pára por aí. Também foi demonstrado que aumenta a dopamina e a norepinefrina, ambos com efeito motivador (2).

  1. Pratique aterramento

Essa prática envolve caminhar descalço ao ar livre e com os pés descalços durante 20 minutos a cada dia. Pode parecer estranho, mas pesquisas sugerem que pode promover benefícios fisiológicos, incluindo melhor sono, redução da dor e até mesmo prevenção e tratamento de doenças inflamatórias crônicas e auto-imunes (3).

  1. Durma no escuro total

Ficou demonstrado que a escuridão total tem impacto sobre o relógio biológico do corpo que regula nossos ciclos de sono e despertar. As maneiras de tornar seu quarto mais escuro incluem investir em sombras ou cortinas de blackout, instalar lâmpadas de baixo consumo de água e desconectar os eletrônicos.

  1. Blueblocking

E já que estamos falando de eletrônicos, afaste-se deles por pelo menos 1 hora antes de dormir! Foi observado que a luz azul que eles emitem perturbam o sono.

  1. Fique de pé

Pode parecer bastante óbvio, mas é algo que muitos de nós não fazemos o suficiente! Demasiado tempo gasto sentado (em nossas mesas, no carro, no sofá) tem seu preço no corpo e tem sido fortemente ligado a doenças crônicas e ao aumento da mortalidade (3). Tente alternar entre estar em pé e sentar, de preferência a cada hora.

  1. Intensifique o dia

1 hora de exercício a cada dia (não importa o quanto você o force!) não vai compensar 23 horas de imobilidade. É importante que continuemos a nos mover durante todo o dia, tanto por nossa energia quanto por nossa saúde e bem-estar em geral. Mire para a meta de pelo menos 10.000 passos por dia. Algumas maneiras de começar a aumentar sua contagem diária de passos incluem sair do ônibus mais cedo e fazer a escolha de caminhar em vez de dirigir, quando a opção for possível.

  1. Reanime-se

Na era da tecnologia, é fácil esquecer que os humanos vieram da natureza e alguns biohackers acreditam que esta é uma das razões pelas quais a humanidade se tornou tão atormentada por doenças crônicas. A solução? Tomar medidas para “nos re-selvarmos”, incluindo respirar ar da natureza e garantir que estejamos expostos à luz solar suficiente (4).

  1. Experimente uma dieta de eliminação

Este é um processo para identificar quais alimentos funcionam para seu corpo individual e é um dos melhores biohacks que você pode fazer por si mesmo. Durante 3-4 semanas, remova os alimentos que são alergênicos conhecidos (glúten, soja, laticínios, amendoins e milho). Lentamente, reintroduza estes alimentos, tomando nota de como você se sente e como seu corpo reage fisicamente. O objetivo é identificar se você é menos intolerante a alguns alimentos do que a outros, permitindo que você tome decisões mais informadas sobre o que está comendo.

  1. Use óleo de hortelã-pimenta para dores de cabeça leves

Seja por ficar olhando para uma tela o dia todo ou pelo estresse de um horário cheio de congestionamentos, dores de cabeça leves são um fardo infeliz para muitas pessoas. Um alívio rápido, eficaz e natural pode ser difícil de ser obtido! Da próxima vez que tiver uma leve dor de cabeça, tente esfregar óleo de hortelã-pimenta diluído na testa e nas têmporas. Misture 2 ou 3 gotas com uma colher de sopa de óleo de coco. O óleo de hortelã-pimenta estimula o fluxo sanguíneo e o mentol nele contido tem um efeito refrescante sobre a pele (5).

  1. Estenda seus músculos

O rolo de espuma é um daqueles biohacks simples que pagam dividendos maciços para seu corpo!

  1. HIIT nele

Hackeie seus músculos, sua felicidade e sua motivação de uma só vez com um exercício HIIT! Incorporar sessões regulares de HIIT em sua rotina é um biohack que irá beneficiar tanto seu corpo quanto sua mente. 

  1. Construa músculos com bicarbonato de sódio

Acredite ou não, mas este artefato doméstico diário tem mostrado melhorar o desempenho atlético em todos os níveis, inclusive como um suplemento para treinamento de peso (6), HIIT, e treinamento de resistência por intervalos (7). Mas, por favor, tome nota, o uso de bicarbonato de sódio não é para todos. Se você estiver considerando tomar, comece lentamente, cronometre sua ingestão cuidadosamente e faça sua pesquisa (8).

Tem alguma outra dica de biohacking na saúde? Comente aqui embaixo e deixe suas percepções!

Veja também outro biohacking poderoso para seu corpo e sua mente, o Jejum Intermitente: https://supersapiens.com.br/autorais/jejum-intermitente-guia-definitivo-pt1/

Fontes científicas comprobatórias:

  1. http://www.welltodo.ca/biohacking-hits-mainstream/
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4049052/
  3. https://www.betternutrition.com/conditions-and-wellness/biohack-your-health
  4. http://www.danielvitalis.com/rewild-yourself-podcast/
  5. https://blog.daveasprey.com/5-quick-biohacks-for-skin-memory-and-muscle-growth/
  6. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22941193/
  7. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12900682/
  8. https://www.healthline.com/nutrition/baking-soda-and-performance

Não deixe de falar com seu médico, estabelecer expectativas realistas, ouvir seu corpo e experimentar para encontrar o que funciona para você.

Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.

Este artigo foi baseado no seguinte artigo da Anytime Fitness:
https://www.anytimefitness.com.au/blog/health-wellbeing/15-ways-biohack-health/