A Dieta Cetogênica Pode Ajudar na Menopausa?

Dieta Cetogênica na Menopausa

Entenda quais os impactos positivos da Dieta Cetogênica na Menopausa!

A menopausa é um processo biológico marcado pela cessação da menstruação e um declínio natural dos hormônios reprodutivos nas mulheres. Ela pode ser acompanhada por sintomas como calor, problemas de sono e mudanças de humor.

Fonte científica comprobatória:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK507826/

Modificar sua dieta sob a orientação de um profissional de saúde é uma estratégia simples que pode ajudar a equilibrar seus níveis hormonais e aliviar certos sintomas da menopausa.

Em particular, a dieta cetogênica é uma dieta com alto teor de gordura e muito baixo teor de carboidratos, muitas vezes recomendada para proporcionar alívio dos sintomas da menopausa.

No entanto, ela também pode estar associada a vários efeitos colaterais e não é uma ótima opção para todos.

Este artigo revisa como a dieta cetogênica pode afetar as mulheres com menopausa.

Possíveis benefícios da Dieta Cetogênica na Menopausa

A dieta cetogênica pode estar associada a vários benefícios, especificamente para a menopausa.

Melhora a sensibilidade insulínica

A menopausa pode causar várias alterações nos níveis hormonais.

Além de alterar os níveis dos hormônios sexuais, como estrogênio e progesterona, a menopausa pode diminuir a sensibilidade insulínica, o que pode prejudicar a capacidade do seu corpo de usar insulina efetivamente.

Fonte científica comprobatória:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30314563/

A insulina é um hormônio responsável pelo transporte de açúcar da corrente sanguínea para as células, onde ele pode ser usado como combustível.

Fonte científica comprobatória:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK507839/

Algumas pesquisas sugerem que a dieta cetogênica pode melhorar a sensibilidade insulínica para promover um melhor controle do açúcar no sangue.

Fonte científica comprobatória:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6209021/

Um estudo descobriu que seguir uma dieta cetogênica por 12 semanas melhorou os níveis de insulina e a sensibilidade à insulina em mulheres com câncer endometrial ou ovariano.

Fonte científica comprobatória:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30137481/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27272224/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2663520/

Entretanto, não está claro se a dieta poderia oferecer benefícios de saúde similares para mulheres na menopausa sem esses tipos de câncer.

Outra revisão relatou que a redução do consumo de carboidratos pode diminuir os níveis de insulina e melhorar os desequilíbrios hormonais, o que poderia ser especialmente benéfico para a menopausa.

Fonte científica comprobatória:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5372867/

Além disso, estudos sugerem que a resistência à insulina pode estar ligada a um maior risco de ondas de calor, que são um efeito colateral comum da menopausa.

Fonte científica comprobatória:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3462945/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28448547/

Pode impedir o ganho de peso?

O ganho de peso é um sintoma da menopausa que muitas vezes é atribuído a alterações nos níveis hormonais e a um metabolismo mais lento.

Além de experimentar uma diminuição nas necessidades calóricas durante a menopausa, algumas mulheres podem sofrer perda de altura, o que poderia contribuir para um aumento do índice de massa corporal (IMC).

Fonte científica comprobatória:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29738411/

Embora as pesquisas especificamente sobre a dieta cetogênica sejam limitadas, alguns estudos descobriram que a diminuição da ingestão de carboidratos pode ajudar a prevenir o ganho de peso associado à menopausa.

Por exemplo, um estudo em mais de 88.000 mulheres descobriu que, após uma dieta pobre em carboidratos, o risco de ganho de peso pós-menopausa era menor.

Por outro lado, seguir uma dieta pobre em gordura estava ligado a um aumento do risco de ganho de peso entre os participantes.

Fonte científica comprobatória:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5728369/

No entanto, é importante notar que a dieta pobre em carboidratos neste estudo não foi tão restritiva quanto a dieta cetogênica em termos de limitação da ingestão de carboidratos.

Pode ajudar a combater os anseios?

Muitas mulheres passam fome e desejos crescentes durante a transição para a menopausa.

Fonte científica comprobatória:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24065065/

Vários estudos descobriram que a dieta cetogênica pode diminuir a fome e o apetite, o que pode ser especialmente benéfico durante a menopausa.

Fonte científica comprobatória:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25402637/

Segundo um estudo realizado em 95 pessoas, seguindo a dieta cetogênica por 9 semanas, os níveis de peptídeo 1 (GLP-1), que é um hormônio regulador do apetite, aumentaram nas mulheres.

Fonte científica comprobatória:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6537934/

Da mesma forma, outro pequeno estudo observou que uma dieta de baixa caloria cetogênica diminuiu o apetite e os níveis de grelina, o hormônio da fome.

Fonte científica comprobatória:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23632752/

Entretanto, mais estudos são necessários para avaliar como a dieta cetogênica pode afetar especificamente o desejo e o apetite em mulheres na menopausa.

SÍNTESE

Algumas pesquisas sugerem que a dieta cetogênica pode melhorar a sensibilidade insulínica, prevenir o ganho de peso e diminuir o apetite e os desejos.

O resultado final da Dieta Cetogênica na Menopausa

A dieta cetogênica pode oferecer benefícios para as mulheres que passam pela menopausa, incluindo aumento da sensibilidade insulínica, diminuição do ganho de peso e diminuição dos anseios.

Entretanto, ela também pode alterar os níveis hormonais, o que pode afetar a função tireoidiana e causar vários efeitos adversos. Além disso, a “gripe” da dieta cetogênica pode piorar temporariamente os sintomas da menopausa durante a transição do seu corpo para a cetose.

Embora a dieta cetogênica possa funcionar para algumas mulheres que passam pela menopausa, tenha em mente que não é uma solução de tamanho único para todas as pessoas.

Veja aqui também 10 Benefícios para a Saúde das Nutrições Low Carb e Cetogênica:
https://supersapiens.com.br/dietas/cetogenica/10-beneficios-de-saude-das-nutricoes-low-carb-e-cetogenica/

Não deixe de falar com seu médico, estabelecer expectativas realistas, ouvir seu corpo e experimentar para encontrar o que funciona para você.

Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.

Este artigo foi baseado no seguinte artigo da healthline:
https://www.healthline.com/nutrition/keto-and-menopause