Ultramaratonista Brasileiro, Alessandro Medeiros, Corre 160km em Dieta Carnívora

Alessandro Medeiros

Alessandro Medeiros, triatleta, participou de um desafio de 160km de corrida para testar os efeitos da dieta carnívora em atletas.

(Acompanhe também o meu desafio pessoal, Fernando Dubus, de 30 dias em dieta carnívora, através do Instagram @supersapiens.oficial)

Veja ainda: Corpos Cetônicos Circulantes

O atleta, que é adepto a dieta carnívora, ou seja, só se alimenta de animais, diz que vai usar somente a energia obtida de suas fontes de gorduras. Medeiros já tem um feito inédito: competiu no mundial de Ultraman 2019 na ilha de Kona, no Hawaii, em dieta LowCarb e Cetôgenica.

O objetivo principal do desafio de Alessandro Medeiros foi descobrir os efeitos da alimentação carnívora nos esportes de longa duração, no corpo de um atleta adaptado. Medeiros vai medir diversos marcadores como: sangue, glicose, oxigênio, pressão arterial, corpos cetônicos etc.

“Existe um conceito que atletas devem obrigatoriamente consumir uma extraordinária quantidade de carboidratos durante a atividade física, mas isso já caiu por terra com estudos recentes”, afirma.

O desafio vai foi filmado e acompanhado pelo amigo, também Ultramaratonista, Hernane Alves e também por sua esposa e filhas. A jornada de Alessandro pôde ser acompanhada pelo Instagram do atleta @medeirosendurance.

Veja postagem no nosso Instagram:

View this post on Instagram

É comum ouvirmos que os carboidratos são nossa principal fonte de energia, preferida pelo nosso corpo, e que somente bem abastecidos desse macronutriente conseguiríamos performar em atividades de alta performance esportiva. Em uma atividade de longa duração, então, muitas novas "cargas" de carboidratos deveriam ser dadas ao atleta para suportar uma prova de endurance. Livros de fisiologia do esporte ostentam a frase “gorduras queimam em uma chama de carboidratos”. Felizmente, não só os estudos científicos têm indicado outra direção, como algumas pessoas dispostas a colocar à prova seus próprios desempenhos tem testado retornar suas alimentações ao padrão em que evoluímos por boa parte da história da nossa espécie, e não surpreendentemente para quem acompanha o que há de mais recente nas descobertas dessa área, obtido resultados muito positivos de desempenho, energia e performance nesse estado nutricional. Alessandro Medeiros, ultramaratonista brasileiro, recentemente (set/2020) realizou o notável feito de correr 100 milhas estando não só em uma dieta estritamente carnívora ha algum tempo, como sem fazer qualquer ingestão de carboidratos antes, durante ou depois da prova. Veja link da matéria na Bio do nosso perfil. Ele entra pra história como o primeiro ultra-atleta a correr 100 milhas em dieta carnívora. Parabéns, Alessandro (@medeirosendurance), pelo seu feito e por através do seu exemplo ajudar a reescrever os conhecimentos nutricionais até então tidos como verdades absolutas. #dietacarnivora #energiavital #desempenho #performance #ancestralidade #dna #saude #corposcetonicos #cetose #zerocarb #supersapiens

A post shared by Super Sapiens (@supersapiens.oficial) on

Veja abaixo postagens do Instagram do @henriqueautran com uma entrevista com o Alessandro após o feito!

View this post on Instagram

Alessandro Medeiros é Ultramaratonista e Ultraman. Ele faz parte da elite da elite dos atletas mundiais. O Ultraman, uma versão super encorpada do Ironman acontece apenas na ilha de Kona, no Hawaii. E para participar, o seu currículo é analisado. Isso garante uma prova extremamente seleta. Alessandro tirou 13º lugar em 26 participantes no ano de 2019. No dia 07 de Setembro de 2020, Alessandro Medeiros fez 50 anos. Ele decidiu comemorar de uma forma totalmente diferente: Correr 100 milhas. Esse por si só já é um feito extraordinário. Existem poucos ultramaratonistas no mundo. Com certeza poucos como Alessandro. Mas Alessandro decidiu fazer essa prova sendo um atleta carnívoro! Resumindo, ele não come nenhum alimento de origem vegetal, apenas carnes, vísceras e ovos. O Status Quo Nutricional afirma que não é possível praticar esportes de forma a obter bons resultados sem a ingestão de carboidratos antes, durante e depois. Livros de fisiologia do esporte ostentam a frase “Gorduras queimam em uma chama de carboidratos”. Mas o uso de carboidratos na alimentação é recente, do ponto de vista evolutivo. Somente depois do advento da agricultura, é que os carboidratos passaram a ser ingeridos em maior quantidade pelo ser humano. Mas durante toda a nossa história evolutiva, nossa principal fonte de energia foram as gorduras. Em 1954, Roger Bannister quebrou o recorde de correr 1 milha em menos de 4 minutos. Os médicos da época julgavam tal feito impossível. Alguns diziam que o coração iria explodir se tentassem. Bannister tentou por diversas vezes sem sucesso, mas não desistiu. Seu feito literalmente “tirou uma tampa” e mostrou ao mundo que o limite era mental, não fisiológico. No dia 5 de Setembro de 2020, dois dias antes de completar 50 anos, Alessandro se colocou no mesmo nível de Bannister. Ao correr 100 milhas sem a ingestão de nenhum carboidrato, antes, durante ou depois, o ultramaratonista mostrou que esportes de performance podem, sim, se beneficiar de uma dieta de baixa ingestão de hidratos de carbono. No dia 5 de setembro, Alessandro entrou para a história como o primeiro a correr 100 milhas em dieta carnívora!

A post shared by Henrique Autran (@henriqueautran) on

View this post on Instagram

Roger Bannister foi o primeiro a correr 1 milha abaixo do “limite” de 4 minutos. Os médicos da época acreditavam que era impossível correr mais rápido. Alguns chegavam a dizer que se tentassem, o coração iria explodir. Depois que ele quebrou esse paradigma, dezenas de outros corredores fizeram o mesmo. Hoje, o recorde é de 3’26”. Vejam, o limite não era orgânico, fisiológico. O limite era mental! No dia 28 de Maio de 2020, um cara chamado Alessandro Medeiros entrou em contato comigo falando que tinha acabado de encerrar 10 meias maratonas em 10 dias. Ele fez isso em Dieta Carnívora. Sua ideia, que ele compartilhou comigo quando nos falamos a primeira vez, era correr 100 milhas. Isso mesmo, 160km, saindo de Key Largo e chegando em Key West. Isso para comemorar seu aniversário de 50 anos e ainda para mostrar ao mundo que um atleta de endurance pode ser carnívoro. A paixão pelo projeto foi instantânea. Imediatamente começamos a fazer lives semanais acompanhando o processo de treino, nutrição, exames, estratégias, logística. Todas as lives estão no nosso IGTV sob a #carnivore100miles. Hoje, 05 de Setembro de 2020, @medeirosendurance cumpriu sua promessa. Apoiado por sua esposa, filhas e amigos, completou 100 milhas exclusivamente em dieta carnívora. Seus dados bioquímicos antes, durante e depois do feito foram coletados. Alessandro escreveu seu nome na História. Ele é o primeiro ultra-atleta a correr 100 milhas em dieta carnívora. Alessandro mostrou para o mundo que carboidratos não são essenciais. Hoje ele mostrou que você pode, sim, ter desempenho e perfomance sem esse macronutriente. Eu não poderia estar mais orgulhoso de ter participado, mesmo que a distância, desse feito. Parabéns, meu amigo! Você entrou para história hoje. Quebrou paradigmas. Estabeleceu marcas! Hoje você chacoalhou o Status Quo! Hoje você se tornou mais que um ultra man. Hoje você se tornou um Cisne Negro! P.S. Para aqueles que insistem em viver na Matrix, eu só tenho a dizer: A Ignorância não é uma Bênção! #ledaentrevistaomedeiros

A post shared by Henrique Autran (@henriqueautran) on

Veja post da entrevista que gravaram para o Vitor Azzini Cast:

https://www.instagram.com/p/CF0HM7QgLP4/

E o post no Insta do próprio Alessandro:

Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.

Fontes:

1)

https://www.acheiusa.com/Noticia/de-key-largo-a-key-west-brasileiro-corre-160-km-para-testar-os-efeitos-da-dieta-carnivora-em-atletas-81019/

2) Instagrams: @henriqueautran, @drvitorazzini, @medeirosendurance, @supersapiens.oficial