Corpos Cetônicos Circulantes

Corpos Cetonicos Circulantes

Como funcionam os corpos cetônicos circulantes na corrente sanguínea:

Estou no dia 28 do desafio da dieta estritamente carnívora. Após 27 dias completos em dieta estritamente carnívora sem nada de carboidratos, sendo as últimas quase 41h em jejum, esse foi o estado de cetose medido. Um estado não muito alto diante desse cenário, mas explico o porquê:

São 3 principais motivos:

1) Primeiro: o estado de cetose é flutuante ao longo do dia, muda o tempo todo, e a medição representa uma “foto” daquele exato instante apenas. Se tivesse medido meia hora antes ou meia hora depois já poderíamos encontrar grandes variações para mais ou para menos, então isso não quer dizer muuuita coisa. Estar acima de 1 mmol/L de sangue apenas comprova que estou em estado nutricional de cetose, com o corpo usando gordura como fonte de energia e não glicose. Esse é o ponto mais importante aqui, mais do que o valor em si.

2) Segundo: foi medido as 9h da manhã. Conforme gráfico abaixo podemos ver que, apesar de flutuar ao longo do dia, existe uma tendência de ser mais baixo o volume de corpos cetônicos flutuantes no corpo pela manhã e ir crescendo ao longo do dia, atingindo o pico no meio tarde e baixando de novo ao final do dia. Então, na verdade, estar já acima de 1.0 as 9h da manhã significa que provavelmente à tarde, mantidas as condições, estaria mais alto.

Corpos Cetonicos Circulantes

3) Terceiro e mais importante: Quando fazemos a transição de uma dieta padrão normal (a chama SAD – Standard American Diet, que se aplica a nossa realidade aqui também) para uma dieta cetogênica pela 1a vez na vida, nosso corpo começa a produzir corpos cetônicos mas ainda não é muito eficiente em sua utilização, ainda está em processo de “aprendizagem”, deixando assim níveis mais altos circulantes na corrente sanguínea (vejam na foto abaixo quanto eu medi quando iniciei meu processo de cetose a 1a vez). Depois que você passa a estar nesse estado mais frequentemente, o corpo vai se adaptando e aprendendo a ser eficiente nesse estado nutricional, precisando de menores níveis para atingir o mesmo resultado energético, de forma que é normal para os cetoadaptados há mais tempo apresentarem níveis mais baixos do que apresentavam anteriormente.

Corpos Cetonicos Circulantes

Veja essa postagem no nosso Instagram:

View this post on Instagram

Dia 28: Após 27 dias completos em dieta estritamente carnívora sem nada de carboidratos, sendo as últimas quase 41h em jejum, esse foi o estado de cetose medido. Um estado não muito alto diante desse cenário, mas explico o porquê: São 3 principais motivos: 1) Primeiro: o estado de cetose é flutuante ao longo do dia, muda o tempo todo, e a medição representa uma “foto” daquele exato instante apenas. Se tivesse medido meia hora antes ou meia hora depois já poderíamos encontrar grandes variações para mais ou para menos, então isso não quer dizer muuuita coisa. Estar acima de 1 mmol/L de sangue apenas comprova que estou em estado nutricional de cetose, com o corpo usando gordura como fonte de energia e não glicose. Esse é o ponto mais importante aqui, mais do que o valor em si. 2) Segundo: foi medido as 9h da manhã. Conforme gráfico da 2a foto dessa postagem (mova a foto para o lado) podemos ver que, apesar de flutuar ao longo do dia, existe uma tendência de ser mais baixo o volume de corpos cetônicos flutuantes no corpo pela manhã e ir crescendo ao longo do dia, atingindo o pico no meio tarde e baixando de novo ao final do dia. Então, na verdade, estar já acima de 1.0 as 9h da manhã significa que provavelmente à tarde, mantidas as condições, estaria mais alto. 3) Terceiro e mais importante: Quando fazemos a transição de uma dieta padrão normal (a chama SAD – Standard American Diet, que se aplica a nossa realidade aqui também) para uma dieta cetogênica pela 1a vez na vida, nosso corpo começa a produzir corpos cetônicos mas ainda não é muito eficiente em sua utilização, ainda está em processo de “aprendizagem”, deixando assim níveis mais altos circulantes na corrente sanguínea (vejam na 3a foto da postagem quanto eu medi quando iniciei meu processo de cetose a 1a vez). Depois que você passa a estar nesse estado mais frequentemente, o corpo vai se adaptando e aprendendo a ser eficiente nesse estado nutricional, precisando de menores níveis para atingir o mesmo resultado energético, de forma que é normal para os cetoadaptados há mais tempo apresentarem níveis mais baixos do que apresentavam anteriormente. #cetose #corposcetonicos #jejum #jejumintermitente #saude

A post shared by Super Sapiens (@supersapiens.oficial) on

Veja também: A Dieta Cetogênica pode Aliviar a Depressão?

Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.