Ganhando Peso na Dieta Cetogênica? Veja 5 Correções para Melhores Resultados

Dieta Cetogênica

Abaixo estão as 5 razões pelas quais você pode estar ganhando peso mesmo adotando uma dieta cetogênica.

Mas fique tranquilo pois vamos explicar, com ciência, como quebrar esse platô.

Atenção: texto super técnico!

De Thomas DeLauer

Erro 1) Consumir Gorduras em Excesso na Dieta Cetogênica

O betahidroxibutirato, um dos principais corpos cetônicos e combustíveis na cetogênica é uma ponte de ligação para certos receptores em nosso corpo – ele se liga a receptores na superfície de nossas células e como resultado ativa processos químicos dentro dessas células (similar a como neurotransmissores e hormônios trabalham).

O bHB pode ativar o receptor ácido hidroxicarboxílico 2 (HCAR2), uma proteína codificadora genética – entre seus caminhos metabólicos relacionados estão receptores peptídicos de ligação e mecanismo de sinalização cAMP.

A ativação de HCAR2 pelo bHB reduz a lipólise em certos adipócitos – para o bHB, isso pode representar um mecanismo de feedback para regular a disponibilidade dos precursores do ácido graxo do metabolismo de corpos cetônicos.

Fazendo isso, as cetonas podem na verdade regular sua própria produção através de um feedback negativo – níveis elevados de corpos cetônicos diminuem a taxa com que lipídios são retirados das células, para que essa liberação de ácidos graxos não saia do controle do corpo.

Muitas pessoas aumentam muito sua ingesta de gorduras acreditando que sua queima de gordura vai aumentar (pela maior produção de corpos cetônicos), mas não sabem que a liberação de ácidos graxos é regulada pelo corpo.

Fonte científica comprobatória:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4414487/

Erro 2) Cruzar o limite de Carboidratos (sair de cetose mas continuar consumindo gorduras)

Sair de cetose te atrapalha de duas maneiras: primeiro porque você agora está em uma área cinzenta em termos de energia, pois não está com uma contagem baixa o suficiente de carboidratos para produzir corpos cetônicos e não está alta o suficiente nos carboidratos para receber energia suficiente apenas deles. Segundo porque agora você passa a acumular gordura muito mais facilmente. Então ou coma suas gorduras num baixo nível de carboidratos para não sair de cetose ou, se sair, evite as gorduras.

Erro 3) Misturar Gorduras e Carboidratos (acidentalmente) na Dieta Cetogênica

A proteína estimuladora de acilação (ASP) é induzida por gordura e tanto a ASP como insulina estimulam a secreção uma da outra.

Então de uma maneira indireta, a gordura estimula a insulina e a insulina estimula um ajudante no acúmulo de gordura que é a ASP.

Outro hormônio de acúmulo é uma molécula de sinalização produzida no intestino chamada de peptídio insulinotrópico dependente de glicose (GIP).

O GIP é induzido tanto por carboidratos quanto por gordura e de menor maneira por proteína e fibra – GIP tem seu próprio fator de acúmulo de gordura no LPL e causa mais liberação de insulina (novamente aqui a gordura pode indiretamente resultar em liberação de insulina).

Erro 4) Protocolo Impróprio de Refeições do Lixo

Em um estudo publicado pela American Journal of Physiology, 22 indivíduos jovens e saudáveis (11 homens e 11 mulheres) receberam em ordem randomizada uma refeição isoenergética – carboidratos (81%) ou gordura (79%) – ou mantinham-se em jejum.

A resposta da leptina foi maior após a refeição de carboidrato quando comparada com a refeição de gordura ou com o jejum.

Erro 5) Ficar em Cetose Alta o Tempo Todo

O glucagon direciona a cetogênese reduzindo o malonyl-CoA – Malonyl CoA inibe os ácidos graxos de se associarem com a carnitina, regulando a enzima carnitina acil transferase, assim prevenindo que entrem na mitocôndria, onde a oxidação e degradação de ácidos graxos ocorrem.

A queda na concetração de malonyl-CoA ativa a carnitina acil transferase I para que ácidos graxos de cadeia longa possam ser transportados pela membrana interna mitocondrial para as enzimas de oxidação de ácidos graxos e cetogênese.

Comida aumenta a concentração no fígado de malonil-CoA do , inibi a carnitina acil transferase I e reverte o processo de cetogênese.

A carboxilase do Acetil-CoA catalisa a produção de malonil-CoA do Acetil Coa. O malonil-CoA reduz a atividade da carnitina acil transferase I, uma enzima que leva os ácidos graxos para dentro da mitocôndria para beta oxidação.

Fontes científicas comprobatórias:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/749914/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10567012/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11126336/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10751202/

Esse texto foi baseado no vídeo abaixo do profissional Thomas DeLauer que nós do Super Sapiens tanto gostamos e seguimos, e recomendamos que vocês façam o mesmo (veja o canal de Youtube dele clicando aqui).

Como os conteúdos dele são sempre exclusivamente em inglês e não possuem legenda em português, trazemos para os nossos leitores o grosso da informação em português para que tenham acesso a esse conteúdo.

Respeitamos os direitos autorais do proprietário do conteúdo, e nosso intuito é o de divulgá-lo, engrandecê-lo, levar mais seguidores (por favor, de novo, quem gostar e desejar, siga o canal) e principalmente, como disse anteriormente, levar o conteúdo de qualidade para mais pessoas.

Veja o vídeo original aqui:

Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.