Esses são os 5 principais biohacks elencados pelo Dave Asprey, autor best seller de ciência do New York Times, fundador da marca e produtos Bulletproof (incluindo seu carro chefe o Bulletproof Coffee – café a prova de balas, o famoso café com gorduras), podcaster e considerado o pai do Biohacking.
O texto está nas palavras do próprio Dave Asprey, numa adaptação do vídeo que colocaremos logo abaixo.
Por Dave Asprey
Em 2018 a palavra “Biohacking” foi incluída no dicionário americano Merriam-Websters, dando o devido crédito e colocando Dave Asprey em sua definição.
Biohacking é a arte e ciência de alterar o ambiente à sua volta e dentro de você de forma que você tenha total controle de sua própria biologia (e biohacks são cada uma dessas alterações controladas com um objetivo específico que você faz).
O que você vai fazer com esse controle? Seja perder peso, melhorar suas capacidades mentais, melhorar a qualidade do seu sono mesmo dormindo menos tempo, aumentar seu nível de energia ao final do dia, ser um melhor profissional, atleta ou ser humano, não importa, tudo pode estar a seu alcance.
Aqui estão 5 biohacks que você pode tentar já hoje que são de baixo ou nenhum custo e que possuem o maior retorno possível sobre seu mínimo investimento de tempo.
1) Primeiro dos Biohacks: Banhos Gelados
Uma coisa que funciona excepcionalmente bem é, pelas manhãs, alternar aquele seu delicioso banho quentinho para um banho gelado. Deixe a água batendo bem na sua testa e vire as torneiras desligando a água quente e ligando a fria. Você vai me odiar e xingar por uns 3 dias, e realmente não vai gostar disso, pois temos a maior parte dos receptores de frio na nossa testa e no nosso peito, você vai tremer e vai ser desconfortável. Você vai durar uns 10 segundos nessa situação.
No dia seguinte, você vai fazer isso de novo. Mas dessa vez você aguentará uns 20 ou 30 segundos até chegar no seu limite. E é aí que a mágica acontece.
No terceiro dia, ao terminar, você dirá “foi desconfortável, mas nem foi tão ruim assim”.
No quarto dia você fará isso e simplesmente se sentirá fantástico(a). Nem te incomodará mais.
O que acontece é que, num estudo recente foi evidenciado que temos uma coisa chamada de cardiolipina na membrana mitocondrial (e se você não sabe o que é isso tudo bem, as mitocôndrias são nossas “fábricas de energia”) e quando você a modula para o que deseja o que você está fazendo é dizendo para seu corpo “se você não tiver fábricas de energia que podem se ligar e produzir energia muito muito rápido, então você está fazendo errado”. Você fará o corpo criar novas fábricas de energia e isso te beneficiará de inúmeras formas.
Então esse é o primeiro dos biohacks. Banhos gelados por no mínimo 3 dias seguidos.
2) Eliminar a Luz Azul – Óculos Blue Blocker
Você precisa fazer algo sobre isso. O número de pessoas que no final do dia se sentem realmente devastadas é grande.
O que eu faço quando estou em ambientes fechados à noite é colocar óculos que bloqueiam parte dessa luz azul e sinto o dobro de energia no final do dia quando uso essa prática. Você ficará maravilhado(a).
Cortar a luz azul que estressa seu cérebro é um dos biohacks que muda as coisas completamente. Você não vai acreditar.
3) Pular o café da manhã – Jejum Intermitente
Aqui vai essa dica. Pule o café da manhã. Isso é chamado de jejum intermitente.
Além das horas que você já passou sem alimento enquanto dormia, ao acordar, consuma apenas chás e cafés sem açúcares ou colágeno adicionado. Seu corpo não terá insulina nem digestão de proteínas ocorrendo, então quando der meio dia, você surpreendentemente se encontrará sem fome, mas agora, ao invés de ter passado 8 horas, você pode ter atingido 12, 14 ou até 16 horas sem comida.
Nesse tempo, todas as enzimas no seu corpo que seriam responsáveis por digerir comida vão acabar atuando na limpeza das suas células.
Você ficará maravilhado de quão bem vai se sentir, quão leve e revigorado. Você perderá peso e, mais importante, seu cérebro funcionará melhor.
Apenas um alerta, entretanto: você vai se sentir muito bem quando se acostumar à essa prática, mas isso não significa que você precisa fazer isso todos os dias. Se você tiver em períodos de estresse ou tensão extras, coma um pouco de proteína e gorduras boas pela manhã. Pode ser através do bulletproof coffee (café, manteiga ghee, óleo TCM e colágeno). Nesses casos, fazer dia sim e dia não funcionará bem também, até pra quem quer perder peso pode ser melhor.
Pular o café da manhã economiza dinheiro e tempo e ainda te faz se sentir melhor, um grande retorno para você sobre seu investimento.
4) Biohacks para sono: Elevar a cabeceira da cama, dormir na escuridão e não acender luzes ao levantar durante à noite
Há muitas coisas que você pode fazer para mudar a qualidade do seu sono. Eu já escrevi dúzias de artigos sobre “hacks” para dormir. Mas aqui vai um que você provavelmente ainda não ouviu falar. Esse “hack” saiu no meu livro chamado “Game Changers”.
Se você aumentar a altura da cabeceira da sua cama uns 15 centímetros isso pode aumentar a qualidade do seu sono.
O que proponho que você faça é pegar alguns tijolos, ou blocos de madeira, ou seja o que for, levante sua cama e coloque um calço em cada lado da cabeceira.
Você se sentirá estranho na primeira ou segunda noite, mas o que acontece durante a noite é que seu cérebro e suas células se desidratam, perdem sua água e então trocam sua água, numa literal lavagem cerebral, e elas se livram de proteínas toxicas que se acumulam ao longo do dia. Isso é o chamado sistema glinfático.
Não seria fantástico se toda vez que as células fossem enxugadas esse líquido pudesse fluir “ladeira abaixo” para sair do cérebro?
No final muitas coisas interessantes acontecem em relação a riscos de derrame e ataques cardíacos, como demonstrado num artigo alemão.
Outra coisa ainda no tema sono: não acenda luzes quando você se levanta para ir ao banheiro ou escovar os dentes. Faça essas coisas no escuro mesmo ou no máximo numa pequena luz avermelhada. O que você pode fazer é usar o seu celular no modo noturno, não apontar pra você e usar como uma lanterna.
Se você acender as luzes mesmo que por 5 segundos, você ativa seus sensores de melanopsina (que estão em 5% das células dos seus olhos) e que avisarão seu cérebro de que ficou dia, porque nunca na história da humanidade nós tivemos luzes brilhantes por 5 segundos que não fossem durante o dia, então isso confunde seu “sistema do tempo”, e mesmo que você volte a dormir, a qualidade do seu sono vira uma porcaria.
O que você precisa ter é um sono de super qualidade, o que por definição requer escuridão.
Um estudo japonês com mais de 800 pessoas revelou que o grupo que tinha exposição à luz das ruas entrando pelas cortinas teve aumento de 73% em casos de depressão contra o grupo que dormia na escuridão.
Então faça esses biohacks, durma no escuro, suba sua cabeceira, e veja como se sentirá pela manhã.
5) O principal dos biohacks: Gratidão
O último biohack é um que faço com minhas crianças todas as noites, é super poderoso, não custa nada e o retorno sobre o investimento é quase infinito.
Toda noite eu me sento com as crianças e digo: “me contem quais são as coisas pelas quais vocês são gratas”.
Gratidão tem um efeito profundo no seu sistema nervoso e na sua biologia celular, é tão importante assim.
Você não pode simultaneamente estar em modo de luta e fuga ou estressado(a) sobre alguma coisa quando está focando nas coisas boas que aconteceram no dia, coisas legais, mesmo que sejam coisas pequenas. Se você for dizer “hoje tive o pior dia, eu mereço um chocolate” foque no chocolate! Não importa! Encontre 3 coisas, 3 pequenas coisas que sejam para ser grato naquele dia.
Você pode escrever, você pode contar pro(a) seu/sua companheiro(a), pro seu gato, não importa.
Quando você faz isso, nós somos capazes de medir as mudanças nas suas ondas cerebrais, na forma que seu coração bate e na resistência elétrica da sua pele.
Gratidão é um estado de alta performance e que você consegue ativar simplesmente fazendo isso.
Essa é a coisa mais importante que você pode fazer.
Algumas pessoas gostam mais de fazer na parte da manhã, outros à noite, outros em ambos, outros durante o jantar. Não importa, escolha um e faça todo dia. Você vai se tornar um melhor ser humano e suas células vão trabalhar melhor também.
Para aprender mais sobre Biohacking tem dois livros que você deve ler. O primeiro se chama Game Changers, nesse livro eu entrevistei mais de 500 pessoas que fizeram coisas realmente grandiosas no mundo, como novos campos de psicologia e medicina, e trabalhei com um estatístico para encontrar padrões como resultado das centenas de horas de entrevistas para te contar sobre o que todos eles concordam. Quando você usa isso como seu livro guia, seu retorno é muito grande.
O outro livro chama-se Head Strong e é um best seller de ciência do New York Times focado especialmente no cérebro. Nele você encontrará o que fazer para ter para ter mais energia, menos letargia, mais clareza mental, menos esquecimentos, menos variações emocionais ao longo do dia e etc.
Escrever esses livros mudaram minha vida e se você lê-los eu sei que encontrará as chaves para alcançar um novo nível como ser humano.
Veja o vídeo original aqui:
Esse texto é uma adaptação do vídeo Dave Asprey em seu canal de YouTube.
Como os conteúdos dele são sempre exclusivamente em inglês e não possuem legenda em português, trazemos para os nossos leitores a adaptação em português para que tenham acesso a esse conteúdo.
Respeitamos os direitos autorais do proprietário do conteúdo, e nosso intuito é o de divulgá-lo, engrandecê-lo, levar mais seguidores (por favor, quem gostar e desejar, siga o canal) e principalmente, como disse anteriormente, levar o conteúdo de qualidade para mais pessoas.
O texto está todo escrito em primeira pessoa considerando que é ele, Dave Asprey, quem está falando.
Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.
Veja também: O Guia do Biohacking: O que é, Tipos, Segurança e Como Fazer
1 Comentário