O que Acontece em Nosso Corpo Enquanto Jejuamos?

Jejum

De Dr. Eric Berg

Veja o vídeo original aqui:

Esse texto é uma transcrição do excelente vídeo do profissional Dr. Eric Berg que nós do Super Sapiens tanto gostamos e seguimos, e recomendamos que vocês façam o mesmo (veja o canal de Youtube dele clicando aqui).

Como os conteúdos dele são sempre exclusivamente em inglês e não possuem legenda em português, trazemos para os nossos leitores a transcrição em português para que tenham acesso a esse conteúdo.

Respeitamos os direitos autorais do proprietário do conteúdo, e nosso intuito é o de divulgá-lo, engrandecê-lo, levar mais seguidores (por favor, de novo, quem gostar e desejar, siga o canal) e principalmente, como disse anteriormente, levar o conteúdo de qualidade para mais pessoas.

O texto está todo escrito em primeira pessoa considerando que é ele, Dr. Eric Berg, quem está falando. Leia com essa conotação.

Vamos à transcrição do vídeo. Com a palavra, Dr. Eric Berg:

Vamos falar sobre o que acontece dentro do seu corpo quando você está fazendo jejum:

Aqui (no ponto 0) nós temos o início do jejum e vamos até 24 horas, 48 e 72.

Há diversas coisas realmente mágicas que acontecem quando você jejua. Nossos corpos se desenvolveram ao longo de um vasto período de tempo e se adaptaram à fome muitas e muitas vezes, de forma que temos muitas proteínas únicas que se expressam ou se “ativam” que se relacionam ao seu cérebro funcionando melhor e diferentes partes do seu corpo sobrevivendo melhor.

Nossos corpos não se adaptaram à frequência de alimentação que temos agora, como comer a cada 3 horas.

Fases do Jejum

12 horas

Por volta das 12 horas em jejum nós temos um pico em hormônio do crescimento (GH). O Hormônio do crescimento é um hormônio anti-envelhecimento, é o principal hormônio da queima de gordura, é o hormônio envolvido com a regeneração de juntas e está envolvido com a síntese protéica ou com a criação de novas proteínas.

Algumas pessoas injetam hormônio do crescimento, eu não recomendo isso, mas eles injetam para curar certas partes de seu corpo, mas advinha só, jejuar vai fazer você produzir automaticamente, então somente pelo fato de você estar jejuando você pode aumentar o hormônio do crescimento, e claro que exercício também vai aumentar o hormônio do crescimento.

Então começa por volta das 12h e vai crescendo conforme você continua jejuando.

18 horas

Já por volta das 18h você começa a desenvolver algo chamado de autofagia. Autofagia é uma coisa interessante que acontece com seu corpo, onde você começa a reciclar proteínas antigas e danificadas e micróbios também. Um tipo de proteína seria a AGE (advanced glycated end products) – Produtos Finais de Glicação Avançada – o que basicamente são: quando você combina glicose com proteína ela fica muito “grudenta”, então vamos dizer que você está em uma dieta alta em carboidratos e que o açúcar é combinado com sua própria proteína no seu corpo e ele começa a “glicar” (caramelizar), ou apenas meio que destrói algumas das proteínas no seu corpo, e aí elas não funcionam mais, e elas ficam grudentas e entopem as veias, advinhe só, seu corpo vai começar a limpar tudo isso e transformar essas proteínas danificadas em novos aminoácidos onde seu corpo possa usá-los.

Placa Amilóide, que existe no cérebro e em outras partes do corpo, é outro tipo de proteína que pode ser limpa com autofagia, ou seja, qualquer tipo de proteína celular que não está mais funcionando no seu corpo a autofagia vai começar a limpar e começar a renovar o tecido e isso começa por volta das 18 horas e vai crescendo conforme você jejua.

24 horas

Em cerca de 24 horas e daí em diante, você começa a realmente eliminar a reserva de glicogênio (o armazém de fornecimento de glicose no seu fígado), de forma que quanto mais o fígado vai ficando sem glicogênio, mais você estará se utilizando de corpos cetônicos como combustível alternativo, e se você tem gordura no fígado por exemplo, seu corpo vai começar a usar essa gordura e transformar em corpos cetônicos, então seu corpo será finalmente capaz de buscar essa energia estocada e você utilizará mais e mais os corpos cetônicos, que são um combustível superior. E porquê você estará usando corpos cetônicos, que são supressores de apetite, sua fome desaparece, seus desejos por alimento se vão, você começa a construir mais sua reserva de antioxidantes, eles provém mais oxigênio para que seu corpo use menos CO2, então fica tudo mais eficiente. E porque corpos cetônicos são um combustível muito mais eficiente do que glicose, a tireóide não tem que trabalhar tanto e você pode descobrir que seu T3 (hormônio da tireóide) está um pouco menor mas o hormônio de estímulo da tireóide está normal. O que tudo isso significa é que sua tireóide está se adaptando a esse novo tipo de combustível.

Agora, algumas outras coisas legais que estão acontecendo por volta das 24 horas, como sua inflamação estará caindo significativamente. Se você quiser acelerar isso ainda mais, você pode adicionar alguma vitamina D e isso realmente vai te ajudar. Então, qualquer tipo de condição que envolve estado inflamatório como artrite, bursite, condições de tipo autoimune, começam a melhorar por volta das 24h. Você começa a regenerar seu intestino porque ele agora não tem que trabalhar tão frequentemente. Com a vesícula biliar sendo estimulada e o pâncreas estimulando suas enzima, o intestino finalmente tem uma chance de “relaxar”. Então se você tem uma condição chamada de SIBO (Small Intestinal Bacterial Overgrowth)
Supercrescimento Bacteriano do Intestino Delgado – onde há micróbios no intestino delgado que deveriam estar no intestino grosso, isso começa a ser corrigido e você começa a aumentar células-tronco no intestino e regenerá-lo.

O coração ama corpos cetônicos muito mais do que glicose, então você começa a ter melhoras na função cardiovascular assim como na função cerebral. Há uma coisa chamada BDNF ( Brain-derived Neurotrophic Factor) – Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro – que é um fator que ajuda a fazer novas células no cérebro, então seu cérebro começa a se reparar por volta das 24 horas.

Conforme você continua jejuando, você pensaria que começaria a perder proteína nos músculos mas isso não é realmente o que acontece porque seu corpo fica mais eficiente e há alguns genes específicos que estão poupando proteínas de forma a não usar as proteínas dos músculos, então: a eficiência do combustível é muito melhor, e além disso com a autofagia você está usando as proteínas antigas e danificadas e recebendo novas proteínas, então essa combinação é muito boa. Dessa forma, a quantidade de nutrição que você realmente precisa para seu corpo funcionar é muito menor já que ele consegue diminuir e “rodar” com muito menos nutrientes, o que é uma coisa positiva.

Outra coisa que acontece durante a autofagia é que você também está limpando os micróbios, fungos, mofos e leveduras, e para matar esses micróbios o seu corpo desenvolve certos oxidantes, enquanto por outro lado você também tem antioxidantes, então seu corpo de fato faz coisas como peróxido de hidrogênio para matar micróbios mas também, ao mesmo tempo, faz seus próprios antioxidantes para proteger o corpo contra a oxidação, então há todo esse balanço. É apenas quando temos baixas quantidades de antioxidantes e grandes quantidades de oxidantes que ocorre a coisa chamada de estresse oxidativo, onde as coisas começam a “quebrar”, mas quando você está jejuando você está conseguindo um bom balanço de mais antioxidantes e seu corpo começa a se curar.

48 horas

Quando chegamos em 48 horas você realmente começa a estimular as células-tronco. Essas são células “indiferenciadas”, em outras palavras, células que não possuem um propósito, então elas podem se transformar em um tipo de tecido ou outro dependendo do que o corpo precisam. Então você começa a estimular as células-tronco e ganhar mais cura, mais regeneração e mais ação anti-envelhecimento. Você também reduz o risco de certos tipos de câncer, redução de alguns tipos de tumores, você começa a produzir mais mitocôndrias…

72 horas

Agora se você alongar mais e chegar nas 72 horas, você estimula ainda mais as células-tronco e desenvolve mais função imunológica.

Agora quando você chega ao nível de 72 horas ou mais, eu recomendo que você faça isso como uma coisa periódica, simplesmente porque muitas pessoas aqui tem deficiências nutricionais e se você partir pra isso muito rápido você pode se sentir tonto ou ter outros efeitos colaterais, então você deveria querer fazer isso gradualmente ao longo do tempo, mas essas são as coisas gerais que acontecem quando você faz jejuns prolongados.

Considerações Gerais

Eu recomendo fazer jejum intermitente de forma regular, e provavelmente um bom padrão médio de se fazer seria fazer 18 horas de jejum com uma janela alimentar de 6 horas. Então você come, depois num período de 6 horas come de novo, e aí jejua por 18 horas. Esse seria um padrão muito bom de se seguir e então você pode deixar mais e mais restrito ao longo do tempo dependendo em como você se sente.

Aí o que você pode fazer é periodicamente fazer um jejum prolongado para atingir benefícios de saúde adicionais, seja pro seu sistema imunológico porque você possui um problema autoimune, ou porque você apenas quer parecer mais jovem com sua pele, ou você quer mais células cerebrais, melhor funcionamento do coração, melhor funcionamento do intestino ou digamos que você tem câncer e quer melhorar pois, uma coisa que jejuar vai fazer, é melhorar sua resistência ao estresse e, mesmo se alguém está em quimioterapia, isso vai na verdade ajudar a resistência do corpo contra os químicos e venenos, o que é bastante notável.

Garanta que você tome seus minerais durante o jejum. Eu sei que muitas pessoas recomendam apenas fazer jejum de água, onde você só toma água, ou um jejum seco onde você não toma nada, mas eu recomendo fazer um jejum de água com nutrientes apenas porque se você tem deficiência você pode ter problemas, então você quer ter minerais, você quer suas vitaminas do complexo B e você quer sal, muito importante.

Bem por volta das 8 horas da manhã você tem um pico de cortisol, e esse pico de cortisol as vezes pode causar um pico de glicose no seu corpo e você pode ter altos níveis de açúcar no sangue. Isso acontece com muitas pessoas que tem problemas com açúcar no sangue, mas nada a se preocupar aqui, isso vai melhorar com o tempo, mas se você apenas adicionar exercícios na manhã isso vai queimar parte desse açúcar extra, e se você está jejum não está vindo da sua dieta, está apenas vindo do seu fígado gerando glicose, fazendo talvez muito porque o cortisol talvez esteja muito alto nessa hora. Só queria atentar para esse fato. Tenho outros vídeos sobre esse tema, é chamado de o “fenômeno do amanhacer”.

Agora, se o seu LDL (Low Density Lipoprotein) – Lipoproteína de Baixa Densidade – chamado de “mau colesterol” (o que não é na verdade mau), está elevado, especialmente se você não está consumindo nenhum tipo significativo de carboidratos e você está jejuando, ele está elevado por uma razão: pense sobre um dos propósitos do LDL, que é para entregar colesterol para diferentes tecidos, certo? Bem, pense sobre todas as coisas que estão acontecendo quando seu corpo está jejuando. Você está passando por um grande processo de regeneração, e colesterol é a matéria prima para as membranas celulares, para seu cérebro produzir hormônios, para produzir vitamina D e para fazer bílis. 40% do colesterol no seu corpo está lá para suprir as membranas celulares, as quais são essenciais para proteger a célula e permitir que as coisas entrem e saiam da célula. Então talvez uma das razões pelas quais seu corpo pode precisar que o colesterol seja transportado através desta proteína transportadora seja para curar as membranas celulares ou pode ser que ele precise de matéria prima pra fazer mais hormônios. Eu não me preocuparia com isso, se você está preocupado há vários testes que você pode fazer para determinar o que está acontecendo com esse colesterol, se ele está fazendo mal ou não, mas eu não me preocuparia.

De qualquer forma, eu queria fazer um vídeo apenas para mostrar a você o que acontece dentro do seu corpo quando você está jejuando.

Obrigado por assistir (ler).

Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.