Prevenção Contra Vírus e Doenças Pt. 1: Mega Dosagem de Vitamina C (Ciência + Opinião)

Vitamina C

Saiba Como se Proteger dos Vírus e Doenças de Maneira Preventiva. Essa é a parte 1, onde falamos da Vitamina C

Veja a Pt. 2: Vitamina D, aqui.

Mais um artigo da nossa série de Imunidade.

De Thomas DeLauer

Esse texto é uma transcrição do excelente vídeo do profissional Thomas DeLauer que nós do Super Sapiens tanto gostamos e seguimos, e recomendamos que vocês façam o mesmo (veja o canal de Youtube dele clicando aqui).

Como os conteúdos dele são sempre exclusivamente em inglês e não possuem legenda em português, trazemos para os nossos leitores a transcrição em português para que tenham acesso a esse conteúdo, ainda mais nesse importante momento de lembrarmos a como nos proteger melhor dos vírus e melhorar nosso sistema imunológico.

Respeitamos os direitos autorais do proprietário do conteúdo, e nosso intuito é o de divulgá-lo, engrandecê-lo, levar mais seguidores (por favor, de novo, quem gostar e desejar, siga o canal) e principalmente, como disse anteriormente, levar o conteúdo de qualidade para mais pessoas.

Veja o vídeo original aqui:

O texto está todo escrito em primeira pessoa considerando que é ele, Thomas Delauer, quem está falando. Leia com essa conotação.

Vamos à transcrição do vídeo. Com a palavra, Thomas DeLauer:

Hoje nós vamos tratar em detalhes sobre quando você deveria considerar mega dosagens de vitamina C e:

– Como a vitamina C é fundamental para o sistema imunológico;

– As células específicas em que ela atua no sistema imunológico;

– A Vitamina C e o cortisol (como a vitamina em questão pode reduzir seus níveis de stress);

– E quando você deve (e quando você não deve) mega dosar a vitamina C.

Falaremos sobre algumas das pesquisas, mas entraremos também ligeiramente em alguns detalhes mais específicos que envolvem o coração, pois acaba se relacionando também com o sistema imunológico, então mantenha a leitura de todo o artigo (ou fique ligado em todo o vídeo) para que você tenha todo o contexto.

Apenas lembre-se: isso não necessariamente é pra todo mundo, mas certamente é algo a ser considerado se você realmente está pensando em maximizar o poder do seu sistema imunológico.

Vamos lá:

A maioria dos animais na natureza criam sua própria vitamina C, nós humanos é que somos a anomalia nesse caso (humanos já produziram um dia, mas não produzem mais sua própria vitamina em questão). Os animais possuem enzimas que os permitem usar a glicose para transformar em vitamina C, e já que humanos não tem mais essa capacidade nós precisamos sempre ingerir quantidades desta vitamina.

Vitamina C

Entenda como funciona: nós temos células imunológicas, e essas células possuem pequenos transportadores de vitamina C, e o que estes transportadores fazem é absorver qualquer vitamina C do sangue e sugar pra dentro da célula imunológica assim que ficamos doentes, ou assim que estamos imunológicamente suprimidos, ou comprometidos imunológicamente, ou cansados, ou estressados. Então o ponto é: nós não precisamos de vitamina C o tempo todo, nós apenas precisamos assim que nosso sistema imunológico se ativa. O problema é que nós não necessariamente sabemos quando isso acontece.

Se olharmos novamente para os animais, veremos que os que produzem vitamina C chegam a produzir dez vezes mais vitamina C assim que ficam imuno suprimidos, cansados, doentes, estressados, etc. Isso foi notado em estudos com cabras onde elas na verdade produziram mais de cem mil miligramas de vitamina C quando precisaram. Você pode pensar: “o quê? Isso seriam dezenas de cápsulas” e eu não estou dizendo pra você ir adiante e fazer isso, o ponto é que nosso corpo naturalmente saberia o que fazer, mas nós perdemos a habilidade de criar essa vitamina C centenas de milhares de anos atrás, e o interessante sobre nossos corpos é que quando temos uma infecção ou qualquer coisa dessa natureza, nossa pequena célula imunológica vai sugar tanta vitamina C que vai sugar cerca de cem vezes o nível de plasma de vitamina C do nosso sangue para dentro de si.

Então podemos começar a fazer a conta aqui imaginando a seguinte situação corriqueira da maioria das pessoas: você está vivendo sua vida como de costume, você já tem alguma leve deficiência de vitamina C ou talvez tenha o nível mínimo normal, e aí no imediato segundo em que você começa a ficar doente suas células começam a sugar toda a vitamina C presente no seu sangue, e se você não tem o suficiente nesse exato instante, seu sistema imunológico não sabe muito o que fazer. Então aqui está especificamente o que ela acaba fazendo: nós possuímos no corpo “células naturalmente assassinas” (são um tipo de célula sanguínea de glóbulos brancos que rejeitam células infectadas por vírus). Essas são nossas grandes “bestas”, nossas grandes “guerreiras”, elas são como os caras das forças de operações especiais que adentram e boom! Erradicam o vírus. Estas são as que sugam a maior parte da vitamina C (e esta ajuda as células assassinas a rastrear e destruir as células tumorosas) e é necessária para ajudá-las a navegar buscando o vírus. É como se fossem seus óculos com visão noturna para encontrar o vírus e neutralizá-lo. Sem a vitamina C elas continuam podendo fazer seu trabalho, mas elas meio que correm aleatoriamente, meio perdidas e sem foco. Imagine mandar helicópteros das forças especiais para o território inimigo, mas sem nenhum radar nem nada do tipo, apenas “vá e vejamos o que acontece”. Então isso é meio o que acontece quando não há vitamina C. Meio que perde o sentido.

Aí nós temos o que é chamado de Neutrófilos (principal célula do sistema imunológico para combater infecções bacterianas). Neutrófilos são muito similares a não ser pelo fato de que eles atuam nas bactérias e não vírus. Eles vão atrás das infecções bacterianas, as capturam e as limpam com antioxidantes. A vitamina C aqui mais uma vez as ajudam a navegar na direção certa e também ajuda nesse processo de captura.

Aí nós temos ainda os Linfócitos (células do sistema imunológico que produzem anticorpos e guiam outras células imunológicas em direção às ameaças). Não vou dedicar muito tempo aqui pois ai ficaria muito complicado, com diferentes imunoglobinas, com diferentes respostas imunológicas e de anticorpos, o ponto é que também ajuda esses linfócitos a navegar e direcionar anticorpos pra onde eles tem que ir. Se ela vê um vírus e diz “ô ôu, precisamos produzir algum tipo de anticorpo pra prevenir que isso se torne um problema”, a vitamina C vai ajudar a regular esse processo.

Bom, a essa altura acho que nem é necessário dizer que a vitamina C é extremamente importante, mas onde está o estudo? Onde comprovamos isso?

Vitamina C

Um dos estudos que mais gosto foi publicado em 2014 no The Journal Nutrients e observou sujeitos que estavam ou consumindo placebo ou uma mísera dose de mil miligramas de vitamina C. Ao longo do tempo eles foram medindo o quão frequente esses dois grupos pegavam um resfriado. 47% das pessoas que consumiam vitamina C pegaram resfriados no período analisado. Bom, isso parece ainda bem ruim, certo? Mas quando comparamos com o grupo do placebo, 85% deles pegaram resfriados no mesmo período, então praticamente cortamos pela metade as chances apenas tendo mil miligramas quando nos tornamos imuno suprimidos. Outra coisa legal desse estudo é que o grupo que tomou vitamina C teve um aumento de 40% na sua nota de atividade física. Agora, isso muito me intriga, pois isso nos faz parar pra pensar: quão frequente nosso sistema imunológico está ligado e alerta e está nos causando cansaço e nós nem percebemos? Então essas pessoas que tomaram vitamina C tiveram sua atividade física melhorada porque elas tinham mais energia porque elas estavam ajudando o sistema imunológico que antes estava ativo quando elas nem percebiam, pelo menos essa é minha teoria e ela faz total sentido, certo?

Tem outra coisa indireta que nós temos que observar que é: qual é nossa primeira linha de defesa contra qualquer vírus ou qualquer infecção bacteriana? É nossa pele e nossa membrana mucosa, ou basicamente nossa mucosa. É a mucosa que está no nosso nariz e na nossa boca que nos protege de um vírus entrar em primeiro lugar. Bem, é o colágeno quem cria e reforça esses soldados (mucosa) e a vitamina C também é requisitada pelo colágeno para formar a matriz que ele precisa pra ter estrutura. Sem vitamina C nós não temos bom colágeno formador de mucose e pele para nos proteger. Mais uma coisa interessante.

Agora, sobre a mega dosagem vou lhes dizer: olhamos para uma pesquisa do Dr. Linus Pauling (este doutor acreditava que nós tínhamos que ter uma base de três mil miligramas de vitamina C por dia, porque achava que isso é o que produziríamos naturalmente como humanos se tivéssemos as enzimas que perdemos). Bom, essa seria a base. Mas e quando começássemos a olhar para os momentos em que estamos doentes? Bem, ele falava de tomarmos entre quinze e dezoito mil miligramas por dia quando ele estava mega dosando.

Outro ponto de atenção: isso é o que eu, Thomas DeLauer, faço em minha experiência pessoal. Por favor sempre conduza sua própria pesquisa e se consulte com um profissional de saúde se você estiver considerando mega dosagens de vitamina C

Eu não estou falando pra você ir adiante e mega dosar, esse é apenas um artigo (ou um vídeo de YouTube) e eu tenho que ser muito muito claro nisso, mas eu vou te dizr o que faço ok?: quando eu começo a me sentir cabisbaixo, deprivado do meu sono ou doente, eu normalmente tomo entre 7 e 15 mil miligramas de vitamina C dependendo do produto e dependendo de como estou me sentindo. Mas esse sou apenas eu, você tem que ser seu próprio advogado de saúde aqui.

Mais uma pesquisa interessante que veio de um amiga minha a quem conheço muito bem, Dr. Vyvyane Loh, fundadora da Transform Alliance for Health: ela observou alguns de seus pacientes e deu a eles três mil miligramas de vitamina C por dia quando eles estavam saudáveis e eles acabaram ficando um pouco inchados e tiveram alguns desconfortos (o que é uma coisa muito comum – é assim que você percebe que está tomando demais). Você se sente inchado porque vitamina C é osmótica, ou seja, ela retém líquidos. Mas aí esses mesmos pacientes quando estiveram doentes ou estressados, conseguiram tomar até dezoito mil miligramas antes de sentirem qualquer desconforto, mostrando que eles estavam absorvendo e usando muito mais. Isso é bem incrível.

Já ao contrário, você olha para um estudo que foi publicado no The American Journal of Clinical Nutrition e eles dizem que se pessoas que ingerem normalmente duzentos miligramas de vitamina C começam a tomar dois mil e quinhentos miligramas isso apenas aumenta seus níveis sanguíneos por poucos pontos, e isso em indivíduos saudáveis. Então isso prova nosso ponto. Quando você está saudável, é difícil super dosar vitamina C porque seu corpo simplesmente vai excretar o excesso. Mas quando você está doente seu corpo vai utilizar a diferença conforme a Dr. Vyvyan Loh percebeu.

Vitamina C

Você não está doente mas está muito estressado? Nós precisamos olhar pra isso também pois o estresse funciona de uma maneira diferente. Sim, ele também suprime seu sistema imunológico, mas também eleva seus níveis de cortisol, o que honestamente afeta a composição do seu corpo. Então quando estamos olhando para composição corporal, o que podemos fazer para melhorar o cortisol? Bem, acontece que vitamina C pode reduzir cortisol também!

Há um estudo (apesar de ter sido realizado em ratos de laboratório) que descobriu que ratos que recebiam 200 miligramas de vitamina C por dia (o que é três vezes suas doses normais) reduziram drasticamente seus níveis de cortisol, melhoraram seus níveis gerais de estresse e eles se tornaram mais ativos e saudáveis.

Ok, eu sei que isso não é uma comparação de maçãs com maçãs porque eles são ratos, mas na verdade há alguns estudos de casos individuais e muitos estudos anedóticos que olharam para vitamina C e seus efeitos em humanos em termos de mitigação de estresse e caso curioso, uma das coisas que eu faço quando eu filmo é mega dosar vitamina C em dias de filmagens porque eu sinto que eu penso bem melhor, eu sinto que estou menos estressado em frente à câmera, mas independentemente disso…

Uma dica pra você: se você quer absorver mais sua vitamina C sem talvez ter que tomar tanto, garanta que você não está tomando sua vitamina C com qualquer tipo açúcar ou carboidrato!

Vitamina C

Nós temos que usar o mesmo transportador pra transportar vitamina C que nós usamos para transportar glicose. Então é meio engraçado até. Se você tomar sua vitamina C de um suco de laranja, você está na verdade não indo a lugar algum, porque o açúcar no suco de laranja vai fazer com que você não absorva a vitamina C.

Então aqui está o que você tem que pensar: vitamina pura, ou com proteína ou gordura, ou vitamina C com carboidrato?

Aqui é o que recomendo:

  1. Ou tome sua vitamina C de estômago vazio ou;
  2. Tome com proteína ou gordura.

Evite tomar com os carboidratos para que você possa aumentar sua absorção. Eu acho que você também vai notar que se você tomar com carboidratos você pode ter mais desconfortos gástricos, porque você terá mais líquidos entrando no cólon e no trato intestinal, e tipicamente nós queremos evitar isso.

Então de novo, esse é a minha linha de pensamento sobre o tema, eu posso fazer mais artigos (vídeos) falando sobre o benefício da saúde do coração porque ele tem efeito na lipoproteína A e também potencialmente afeta os coágulos de uma maneira positiva, então farei outros artigos (vídeos) sobre isso, mas se você tiver ideias para artigos (vídeos) futuros que envolvam vitamina C coloque na seção de comentários abaixo.

Nos vemos em breve.

Aviso Legal (Disclaimer)

Thomas DeLauer não é médico, e está falando sobre a opinião dele e sobre o que ele faz consigo mesmo.

Mega dosagem de vitamina C é uma coisa que Thomas DeLauer faz em sua experiência pessoal e toma cuidado para não recomendar ou prescrever dosagens específicas. Por favor sempre conduza sua própria pesquisa e se consulte com um profissional de saúde se você estiver considerando mega dosagens de vitamina C.

Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.