Já tratamos algumas vezes aqui no Super Sapiens de que os carboidratos não são necessários para a construção de massa magra, de forma que podemos desenvolvê-la em Dieta Cetogênica.
Aí há quem argumente que, para a prática esportiva, os carboidratos seriam então necessários. Mas aí vem o Alessandro Medeiros (@medeirosendurance), corre 160km em dieta carnívora (já postamos aqui também anteriormente) e prova que também não.
Aí o argumento passa a ser de que para atividades de força e explosão eles seriam então necessários. Aí nos deparamos com esse estudo:
“Os atletas do CrossFit são um dos atletas mais resistentes de todos os tempos. Eles levantam pesos pesados e fazem um cardio rigoroso de forma consecutiva diariamente para aumentar seus níveis de força e desempenho.
Esses atletas precisam da resistência de um corredor e da força de um levantador de peso, e normalmente seu desempenho seria auxiliado por uma dieta rica em carboidratos.
No entanto, um estudo de seis semanas foi realizado na James Maddison University sobre o efeito de dietas de baixo carboidrato em um programa de CrossFit. No estudo, 27 indivíduos foram separados em dois grupos de forma aleatória. Um grupo foi alimentado com uma dieta tradicional para atletas e o outro uma dieta cetogênica. Os resultados mostraram que o grupo com dieta cetogênica perdeu em média 3,5 kg, 3% de gordura corporal e quase 3kg de massa corporal gorda.
E quanto ao desempenho deles, você está se perguntando? Bem, é razoável acreditar que um treino de alta intensidade típico de um atleta CrossFit exigiria uma alta ingestão de carboidratos para a força. Mas, o estudo revelou que ambos os grupos de indivíduos mostraram desempenho melhorado no mesmo grau em várias tarefas, como flexões, agachamentos, abdominais, etc.
A perda de gordura corporal e a massa muscular magra ajuda a realizar o treino de forma mais fácil e eficaz. A energia nas cetonas produzidas pelo corpo pode realmente produzir mais energia por molécula.”
Veja a matéria completa: https://www.clinica449.com.br/TextosDetalhes.aspx?IdPagina=11&IdTexto=259
Veja também: Ultramaratonista Brasileiro, Alessandro Medeiros, Corre 160km em Dieta Carnívora
Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.
1 Comentário