Anteriormente já havíamos publicado aqui uma notícia sobre novidades na ciência no sentido de uma maior longevidade humana, basicamente relacionando avanços nas descobertas sobre como controlar o comprimento dos telômeros, as extremidades dos cromossomos, que tendem a ir diminuindo no processo de envelhecimento.
Veja essa matéria anterior a que me refiro aqui: Células-Tronco de Mulher com 114 Anos Trazem Respostas Sobre Longevidade
Agora a novidade vem de mais um avanço na ciência, dessa vez revertendo de fato o envelhecimento da célula.
Veja extratos da nova matéria que explica como isso foi feito:
“A descoberta foi feita com a ajuda de 26 pacientes voluntários, que se disponibilizaram a ficar em uma câmara de oxigênio hiperbárica, inalando oxigênio puro em uma pressão maior que a da nossa atmosfera, por cinco sessões de 90 minutos, toda semana, durante três meses. Como resultado, os pesquisadores viram alguns telômeros das células sendo estendidos em até 20% do tamanho que tinham antes, ficando como eram 25 anos atrás.”
“A pesquisa também foi capaz de reduzir as células senescentes, aquelas que deixam de se dividir e ficam se acumulando no organismo, em 37%, dando espaço para que células novas e saudáveis se multipliquem. Em estudos anteriores feitos com animais, cientistas descobriram que a vida poderia se estender em mais de um terço.”
Veja a matéria completa aqui: https://canaltech.com.br/amp/saude/cientistas-revertem-envelhecimento-celulas-humanas-175017/
Mais estudos ainda são necessários para podermos comemorar com empolgação, mas esses indícios são promissores.
Corroborando essa ideia, e até indo mais além, vejam essa postagem do Dr. João Vitor Nassaralla em seu Instagram, mostrando que talvez a primeira pessoa a viver 1.000 anos já esteja entre nós:
https://www.instagram.com/p/CH5KDE-BW8z/

Clique no link ou na imagem para ler o texto completo.
E assim vamos acumulando novidades no sentido da longevidade humana!
Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.
Deixe Seu Comentário