Células-Tronco de Mulher com 114 Anos Trazem Respostas Sobre Longevidade

Células-Tronco

Os genes e demais fatores que trazem a Longevidade

Um dos principais objetivos de um Super Sapiens é alcançar maior longevidade, com saúde, até o último dia de vida. Com o avanço da ciência isso está ficando cada vez mais possível.

Uma matéria muito interessante do Portal Olhar Digital da UOL, de ontem, mostra que uma mulher de 114 anos pode ser o caminho para encontrarmos os genes e demais fatores sobre os processos que retardam o processo do envelhecimento.

O intuito desse estudo científico era o de conseguir reprogramar as células, uma vez que até hoje essa reprogramação de células dos considerados super centenários (pessoas acima de 110 anos) ainda era um mistério. Mas agora foi possível! Um grande avanço, dado que ela é a doadora mais velha até hoje de células-tronco.

No processo de reprogramação os cientistas notaram propriedades distintas nas células dos super centenários em relação à outras pessoas, como maior imunidade à doenças degenerativas e um processo de envelhecimento mais lento.

Mas o resultado mais surpreendente foi que, os telômeros (que mantém a estrutura dos cromossomos e impedem desgastes genéticos) que normalmente vão encurtando ao longo da vida, podiam ser redefinidos para níveis mais jovens, mostrando que a idade extrema não é uma barreira à restauração do comprimento dos telômeros, o que pode trazer muitos indícios para o envelhecimento saudável, imune a doenças.

O estudo da longevidade só aumentará na ciência, nos trazendo mais respostas de que uma vida saudável, focada em boa alimentação e bons hábitos pode nos fazer viver cada vez mais!

Acompanhe o Super Sapiens para saber como melhorar no dia a dia e ter uma vida mais longeva, através das melhores dietas e dicas para seu corpo, sua mente e se espírito. Estamos aqui para fazer do mundo um mundo mais saudável!

Veja a matéria completa aqui: https://olhardigital.com.br/noticia/pela-primeira-vez-cientistas-resetam-celulas-tronco-de-mulher-com-114-anos/98530

Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.