Em tempos de COVID-19, muito se fala de isolamento horizontal ou vertical, de priorizar a economia ou não, de como combater esse problema sem gerar outros, e etc. E tudo isso faz parte e deve ser mesmo discutido. Mas meu ponto aqui é outro: observar a lição que fica, independentemente das medidas a serem tomadas nesse momento, para o futuro.
Para nós do Super Sapiens a lição que fica dessa pandemia é: vamos nos preparar preventivamente para as próximas crises. E não só pra elas, vamos aumentar nossa imunidade pois isso é saúde! Saúde é sempre bem-vinda, em qualquer situação, com ou sem pandemias. Saúde é longevidade e qualidade de vida.
O que é ser um Super Sapiens e como aumentar imunidade?
Ao invés de levarmos a vida “de qualquer jeito”, sem cuidar da alimentação, do estresse do dia-a-dia, do repouso, do físico, etc., e assim nos tornarmos fracos e vulneráveis, a ponto de quando vier um novo vírus (e eles sempre virão) ficarmos debilitados e mais suscetíveis à morte (sem falar que muitas vezes já ficamos com sobrepeso e doentes, pondo em risco nossa vida, antes mesmo de qualquer vírus chegar), e termos que nos isolar, parar o mundo e quebrar os negócios, é melhor estar bem, saudável, forte, com o sistema imunológico pronto e poder pelo menos se preocupar menos, se afetar menos e superar mais rápido.
Nos últimos cerca de 200 anos, desde a Revolução Industrial, mudamos nossos hábitos em todos os sentidos, desde alimentares pela crescente enxurrada de alimentos industrializados, a comportamentais (trabalho regido pelo relógio – também uma implementação da Revolução Industrial – níveis de estresse e pressão, troca da natureza por construções e etc.), que alteraram e muitas vezes até inverteram todo o processo que como espécie levamos milhares de anos pra construir e ensinar nosso corpo a como performar melhor, e nos formaram hoje uma população com saúde enfraquecida.
Pra essa crise agora que já veio e pegou todo mundo fraco, não tem jeito, o isolamento é a solução.
Mas pro futuro fica a lição, vamos nos prevenir, vamos ser fortes, vamos retomar parte dos conceitos corretos de nossos ancestrais e aliar com o conhecimento e tecnologia atuais (que sim, trouxeram avanços importantes), vamos ser Super Sapiens!
O Super Sapiens trata exatamente desses temas. De como aliar comportamento ancestral com ciência moderna. Relembra a importância de se nutrir, de como se comportar no dia-a-dia em relação ao sono, à exposição a temperaturas, à exposição à natureza, a suplementar, e assim por diante, de forma a sermos a melhor versão de nós mesmos, em nosso máximo potencial de saúde (dentro da realidade e condições de cada indivíduo), com o sistema imunológico forte, sem medo de vírus e demais doenças.
Todos querem que essa situação passe logo para que possamos voltar ao normal. Mas, quando tudo isso passar, não podemos voltar ao normal, pois o “normal” era justamente o problema. Precisamos aproveitar para voltar melhores!
Para isso temos diversos artigos exclusivamente sobre imunidade.
Neles você vai aprender em detalhes quais são as coisas para as quais devemos nos atentar para aumentar nossa imunidade. Mas em resumo, veja como um bom sistema imunológico é complexo:
- Nutrição: alimentos, frequência e suplementação adequada;
- Hidratação;
- Jejum: como impacta e ajuda (ou não) a imunidade;
- Exercícios, mesmo que leves;
- Sono: importância da quantidade e qualidade na recuperação e regeneração;
- Gerenciamento do estresse;
- Exposição à temperaturas: frio e calor e seu papel na hormese;
- Funcionamento do corpo: modulação de hormônios, presença de corpos cetônicos e seu papel na imunidade;
- Presença de vitaminas específicas: o papel das Vitaminas A, Bs, C, D, E e K no sistema imunológico;
- Elementos antioxidantes e suas combinações: o papel do NAC, Quercetina, Bromelia, sua ação conjunta, da Chlorella e outros antioxidantes;
- O papel do equilíbrio dos sais: cálcio, sódio, magnésio e potássio;
- Probióticos e a microbiota: a importância de um intestino saudável;
- Paz mental: calma, relaxamento, respiração, meditação, sensações;
- Redução no consumo alcoólico;
- Terapias com luz infravermelha na glândula Timo (que possui importante papel no sistema imunológico);
- Glândula Tireoide e seu papel no sistema imunológico;
- Dentre outros…
O princípio da imunidade é essa variedade dos micronutrientes, aliados com esses outros elementos. A imunidade sobe quanto mais integral é seu mecanismo de defesa. Quanto mais variado, maior a imunidade. Imunidade é diversidade de elementos, é flexibilidade e equilíbrio do sistema em tudo. Cada um desses itens representa uma camada de defesa, e eles trabalham em conjunto, como batalhões em um exército, liderados pelos generais, que permitem o contato e a comunicação entre todos os batalhões (esse é o papel dos sais, condutores dos micronutrientes).
Fique ligado nos artigos da série de imunidade do Super Sapiens. Procure pela seção de Imunidade na Home do site e veja todos os artigos que aprofundam nesses temas.
Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.
Nota final: Depois que publicamos esse artigo dia 28/03/2020, no dia seguinte, vimos no Medium um artigo em inglês de @AmoryLovins e Eric Rasmussen falando basicamente a mesma coisa: reforçar o sistema imunológico para vencer as doenças, e não apenas nos esconder delas. Para quem tiver o interesse, aqui está o artigo: https://medium.com/@amorylovins/dont-just-avoid-the-virus-defeat-it-by-strengthening-your-immunity-df850239132d
1 Comentário