Segundo o dicionário, espreguiçar é: “tirar a preguiça, despertar; estirar os membros de modo preguiçoso…”. É uma ação de alongar-se de forma relaxante, podendo acontecer quando acordamos ou, até mesmo, no passar do dia, após um bom tempo parado na mesma posição.
Vale a pena ficar uns minutos a mais na cama e aproveitar para se esticar. Sua saúde vai agradecer.
Nosso sistema nervoso continua enviando impulsos elétricos para os músculos mesmo enquanto estamos parados durante o sono, mantendo-os tensos.
Espreguiçar movimenta os músculos e ativa a circulação sangüínea, diminuindo essa tensão e preparando o corpo para uma nova atividade.
O ato é tão benéfico para o organismo que praticamente todos os animais o fazem.
Infelizmente nos dias atuais muitas vezes a rotina acelerada do dia a dia faz com que saiamos da cama de um a vez só, deixando passar batido esse pequeno prazer de espreguiçar-se.
Uma boa esticada é, além de deliciosa, uma grande amiga da saúde. Conheça alguns motivos para você tornar o movimento um hábito indispensável no seu dia a dia.
Nota: Algumas vezes, entretanto, podemos sentir dores já que no músculo, existem estruturas que regulam o comprimento das fibras para impedir que ele se estique demais. Quando exageramos no alongamento, elas enviam a dor para informar que é hora de parar.
1. Espreguiçar ativa o cérebro…
Ao se espreguiçar, os músculos se esticam e a circulação sanguínea é ativada, mandando um alerta para cérebro. Isso ajuda na disposição e bom humor para o dia que se inicia. Mas espreguiçar é mais do que tirar a preguiça, é avisar ao nosso cérebro que está na hora de despertar.
2. e diminui as dores de cabeça
As tensões musculares presentes no nosso cotiadiano pode causar enxaquecas. O tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional. Quando nos espreguiçamos, provocamos o relaxamento dos músculos e o cérebro recebe essa mensagem, aliviando as dores.
3. Espreguiçar preserva a flexibilidade…
Começamos a perder a flexibilidade já a partir da adolescência. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos podem começar a aparecer mesmo em jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade, mantendo os músculos mais saudáveis.
4. e alivia a fibromialgia
A doença crônica que causa fadiga, cansaço, muitas dores no corpo e outros incômodos, pode ser evitada com o simples hábito de se espreguiçar, já que conforme mostramos acima, a prática ajuda no alongamento dos músculos, aliviando as tensões musculares e lubrificando as articulações. Há estudos científicos que sugerem que para os portadores da fibromialgia com uma condição de dor generalizada e crônica, espreguiçar-se pode trazer um bom alívio à essas dores.
5. Espreguiçar lubrifica as articulações…
Nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, auxiliando o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é parte fundamental e, assim, espreguiçar é uma maneira boa de deixar as articulações lubrificadas.
6. e dá sensação de prazer
O ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. A serotonina também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.
7. Espreguiçar reduz os riscos de lesões…
Espreguiçar deve ser um hábito diário. Se você se enquadra na definição de “esportista de final de semana”, provavelmente você faz alguns movimentos de alongamento antes do esporte que vai praticar. Entretanto, é importante que você estenda essa prática ao dia a dia.
8. e pode evitar quedas
Espreguiçar acaba sendo bom até para sua segurança, pois após dormir perdemos tônus muscular com o relaxamento do corpo. Quando levantamos muito depressa podemos sentir tonturas que podem levar a queda. Espreguiçar e levantar devagar pode ajudar a evitar essa situação.
Aproveite o conhecimento adquirido e ponha em prática já a partir de sua próxima soneca o maravilhoso ato de se espreguiçar!
Veja publicação no nosso Instagram: https://www.instagram.com/p/CJ3gxCzJbHe/
Ou nosso vídeo curto no YouTube:
Veja também: Os Efeitos da Privação do Sono em Seu Corpo
Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado.
1 Comentário