Melhorando seu Sistema Imunológico
De Thomas DeLauer
Esse texto é um resumo do excelente vídeo do profissional Thomas DeLauer que nós do Super Sapiens tanto gostamos e seguimos, e recomendamos que vocês façam o mesmo (veja o canal de Youtube dele clicando aqui).
Como os conteúdos dele são sempre exclusivamente em inglês e não possuem legenda em português, trazemos para os nossos leitores o resumo em português para que tenham acesso a esse conteúdo, ainda mais nesse importante momento de lembrarmos a como nos proteger melhor dos vírus e melhorar nosso sistema imunológico.
Respeitamos os direitos autorais do proprietário do conteúdo, e nosso intuito é o de divulgá-lo, engrandecê-lo, levar mais seguidores (por favor, de novo, quem gostar e desejar, siga o canal) e principalmente, como disse anteriormente, levar o conteúdo de qualidade para mais pessoas.
Veja o vídeo original aqui:
Vamos ao resumo:
Visão geral do intestino para o sistema imunológico
60-80% das células imunológicas do corpo são encontradas no intestino – em outras palavras, sua parede intestinal abriga 60-80% das células que compõem seu sistema imunológico.
A Imunoglobulina A (IgA) apóia o estabelecimento de uma microbiota equilibrada, regulando sua composição, controlando a expressão gênica microbiana e aumentando a diversidade microbiana.
As células TH17 localizadas na parede intestinal estimulam a produção de proteínas antimicrobianas, incluindo IgA, e aumentam a integridade da barreira da mucosa intestinal.
SCFAs (ácidos graxos de cadeia curta) promovem a atividade das células T reguladoras – as células Treg podem suprimir a ativação anormal de outras células imunes, incluindo as células TH17.
SCFAs também apóiam a integridade da barreira epitelial e aumentam a produção de IgA.
Ghee
Os SCFAs, assim como o acetato e o butirato, são feitos quando os micróbios intestinais fermentam fibras insolúveis e carboidratos (por exemplo, amidos resistentes, pectinas, fructo-oligossacarídeos).
Antioxidantes e sistema imunológico
Alho Moído
O alho inteiro contém aliina, mas quando o alho é esmagado ou mastigado, este composto se transforma em alicina (com um c), o principal ingrediente ativo do alho.
Um grande estudo de 12 semanas (Advances in Therapy) descobriu que um suplemento diário de alho reduziu o número de resfriados em 63% em comparação com um placebo.
A duração média dos sintomas de resfriado também foi reduzida em 70%, de 5 dias no grupo de placebo para apenas 1,5 dias no grupo do alho.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11697022/
Outro estudo (Nutrição Clínica) descobriu que uma dose elevada de extrato de alho envelhecido (2,56 gramas por dia) reduziu o número de dias de doença com resfriado ou gripe em 61%.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22280901/
Azeite de oliva
A oleuropeína é o antioxidante mais abundante nas azeitonas verdes, mas durante a maturação da azeitona, a oleuropeína é decomposta em hidroxitirosol:
Hidroxi-tirosol
Apresenta um valor ORAC (capacidade antioxidante dos alimentos) insano de 68.576, que é 15 vezes maior que o valor ORAC para o chá verde e 3 vezes maior que o valor para a CoQ10.
Um estudo no Jornal Nutrients mostrou que houve uma redução significativa de 28% nos dias de doença quando suplementados com hidroxi-tirosol e a ingestão dietética dos atletas foi sub-ótima no que diz respeito ao suporte imunológico.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6412187/
Peixes Gordurosos (Zinco + Vitamina D)
Após a entrada da célula, o zinco é então direcionado a e se liga a uma proteína diferente no caminho NF-κB – quando isso acontece, ele interrompe qualquer outra atividade nesse processo.
As células T dependem da vitamina D para se ativar e permanecem adormecidas, ‘ingênuas’ à possibilidade de ameaça, se a vitamina D estiver em falta no sangue.
https://www.sciencedaily.com/releases/2013/02/130207131344.htm
https://www.hindawi.com/journals/jir/2016/6762343/
https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-16073-9_8
Veja também: 9 Dicas para Fortalecer sua Imunidade e Impulsionar as Defesas Naturais de Seu Corpo
Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.
Deixe Seu Comentário