De Dr. Bret Scher (Diet Doctor)
Veja o vídeo original aqui:
Esse texto é uma transcrição do excelente vídeo do profissional Dr. Bret Scher do canal Diet Doctor que nós do Super Sapiens tanto gostamos e seguimos, e recomendamos que vocês façam o mesmo (veja o canal de Youtube dele clicando aqui).
Como os conteúdos dele são sempre exclusivamente em inglês e não possuem legenda em português, trazemos para os nossos leitores a transcrição em português para que tenham acesso a esse conteúdo.
Respeitamos os direitos autorais do proprietário do conteúdo, e nosso intuito é o de divulgá-lo, engrandecê-lo, levar mais seguidores (por favor, de novo, quem gostar e desejar, siga o canal) e principalmente, como disse anteriormente, levar o conteúdo de qualidade para mais pessoas.
O texto está todo escrito em primeira pessoa considerando que é ele, Dr. Bret Scher, quem está falando. Leia com essa conotação.
Veja transcrição do vídeo:
A dieta cetogênica pode ajudar contra o coronavírus?
Eu sou o Dr. Bret Scher, Diretor Médico do DietDoctor.com, e nesse tempo “maluco” e sem precedentes onde o mundo todo está realmente tentando encontrar alguma ponta de esperança sobre como prevenir ou tratar essa nova infecção, muita atenção se voltou para a nutrição, e eu recentemente escrevi um post que nós cobrimos aqui no YouTube e postamos no DietDoctor.com sobre o que dizem as evidências sobre potencializar seu sistema imunológico, e parte disso eu relaciono à nutrição, mas eu tenho recebido mais questões especificamente sobre “o que a dieta cetogênica faz nesse sentido? Há algo benéfico para, seja prevenir uma infecção de coronavírus ou pele menos prevenir complicações?”.
Então pra já deixar uma coisa clara desde já: obviamente não há estudos sobre nutrição específicos para o novo coronavírus, nós não fazemos ideia sobre isso, mas, há muitos estudos já publicados que nós podemos tentar extrair informações sobre como a nutrição afeta nosso sistema imunológico e como pode afetar algumas infecções.
Interessantemente, conforme eu estava procurando sobre isso eu encontrei um estudo da década de 1930 onde investigadores analisaram a dieta cetogênica no tratamento de infecções no trato urinário, ou seja, não é a primeira vez que se questiona sobre isso. Eles acharam que ela era provavelmente benéfica já que produzia o ácido úrico da acetona que estava sendo produzida, mas essa é uma história completamente diferente, uma infecção completamente diferente, mas muito interessante que não seja a primeira vez que a questão venha a tona.
Bem, o que nós comemos claramente pode afetar nosso sistema imunológico, não há discussão sobre isso, então faz sentido de que possa haver uma relação.
Agora, um estudo que está recebendo muita atenção é um recente estudo em ratos de laboratório que são contaminados com Influenza e metade deles recebem uma alimentação padrão para ratos e metade recebe a versão cetogênica de alimentação para ratos, e aqueles que recebem a versão cetogênica apresentam uma melhora na função da célula T (que é um tipo de célula imunológica) em seus pulmões, o que reduz a manifestação da infecção por Influenza. Veja, esse é um estudo interessante pois ele mostra a importância de como medir função imunológica, ele mede a função da célula T, o que é importante, mas ele também mede se eles de fato acabam pegando ou não a infecção e é isso que nós nos importamos, porque há muitos estudos que vão medir uma função imunológica específica mas não de fato medir se você pega a infecção ou não, ou se tem alguma complicação em função da infecção, enquanto este aqui sim mediu. Então isso é bem tranquilizador. Mas claro, foi feito em ratos, e cetose em ratos pode ser diferente de cetose em humanos. O sistema imunológico, as funções imunológicas, as função dos pulmões, todas respondem ao vírus diferentemente em ratos e em humanos, então apesar de sim haver alguma informação encorajadora, continua sendo um grande salto dizer que irá ser o mesmo em humanos.
Agora, também há evidências de que corpos cetônicos por si só podem inibir o que é chamado de NLRP3 Inflammasome (NALP3, uma proteína conhecida como criopirina) o que é como um processo inflamatório sentido pelo corpo, e parte da complicação que se tem uma vez que você pega a infecção por coronavírus pode ser uma resposta de inflamação extrema, e é daí que a doença nos pulmões pode vir. Então inibir isso poderia potencialmente ser benéfico. Não há evidência para afirmar que de fato é, mas teoricamente, ligando os pontos, poderia ser.
Mas esse é o ponto: teria que ser uma dieta cetogênica com alto nível de corpos cetônicos porque são os próprios corpos cetônicos que inibem o processo inflamatório.
A outra parte, entretanto, e essa é onde nós temos a evidência mais forte, é que: um dos maiores fatores de risco para complicações provenientes do coronavírus é a diabetes tipo 2 ou hiperglicemia. É difícil diferenciar com a evidência limitada que temos até agora, mas evidências mais antigas (sejam de infecções pós-cirúrgicas ou úlceras diabéticas, ou na verdade de qualquer tipo de infecção), mostram que a hiperglicemia (alto nível de açúcar no sangue) já é por si associada com um maior risco de infecções, então faz sentido que o controle de açúcar no sangue é de suma importância se você já está infectado com coronavírus e possivelmente mesmo para prevenir da infecção em primeiro lugar (nesse ponto os dados são relativamente mais fracos). Mas qual é a melhor dieta para controlar hiperglicemia? Bem, agora nós sabemos, com muitas evidências sólidas: é uma dieta low carb (baixa em carboidratos), ou cetogênica! Essa é a intervenção nutricional mais efetiva para controlar hiperglicemia e normalizar o açúcar no sangue.
Então desse ponto de vista por si só, uma dieta cetogênica já faz sentido, especialmente se você te diabetes ou um controle de açúcar no sangue anormal, para manter isso sob controle nesse momento de risco.
Agora outra coisa interessante é: quando você deveria iniciar a dieta cetogênica., e durante uma infecção aguda provavelmente não é a melhor hora, já que há um período de transição que pode haver a chamada gripe cetogênica onde seu corpo troca a queima de carboidratos pela queima de gordura e produção de corpos cetônicos, e durante esse período de duas semanas você pode se sentir ainda pior, você pega a “gripe cetogênica” para assim dizer (a qual nós cobrimos bastante no nosso website DietDoctor.com), então numa infecção aguda, para ser honesto, provavelmente não é a melhor hora pra trocar a dieta, mas como preparação, se você está se sentindo bem, se sentindo saudável, eu não vejo nenhuma razão pela qual você não deveria.
Veja, o resumo disso é que eu não posso obviamente provar que isso vai reduzir seu risco de pegar uma infecção ou reduzir seu risco de complicação, mas o suficiente por aí para fazer sentido.
Qualquer dieta que é nutritiva e te dá todos os nutrientes e minerais de que você precisa, e a proteína, e a energia, e controla seu açúcar no sangue, certamente soa como uma abordagem fantástica nesse momento.
Então se você já está em uma dieta cetogênica não se preocupe com isso, continue fazendo o que está fazendo corretamente.
Se você está considerando começar uma dieta cetogênica e está se sentindo bem, ora, não há razão para não fazer nesse momento. Com tanto que esteja se sentindo bem, você pode ir no DietDoctor.com e verificar nosso desafio cetogênico de 2 semanas, ou nossas 5 semanas de cetose. Nós temos inúmeros programas diferentes para você conseguir começar.
E durante esses tempos obviamente as coisas mais importantes são manter sua higiene pessoal, lavar as mãos, dormir bem, tomar ar puro, se exercitar, tomando conta de você, tomando conta de outros, priorizando nossa saúde mental e nossa sanidade durante esse período de tempos difíceis.
Se nós trabalharmos juntos como um país, como uma comunidade, como uma família, nós podemos todos superar isso. Cuidem-se. Cuidem de outros. E especialmente reconheçam os profissionais de saúde da linha de frente e nosso sistema de saúde tentando combater essa epidemia.
Muito obrigado. Garanta que você clica no Inscrever-se no canal para receber outras atualizações e nos visite em DietDoctor.com para mais informações. Tenha um excelente dia e fique em segurança!
Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.
Poderia me informar a referência?
Oi Simone, tudo bem? A referência está no artigo. O artigo é uma transcrição do vídeo de YouTube que é a primeira coisa do artigo, e logo em seguida mencionamos ser uma transcrição do vídeo.