“Os sucos de frutas não estão cheio de vitaminas e minerais, mas sim de AÇÚCARES & CARBOIDRATOS.
A Academia Americana de Pediatria tem alertado aos pais para limitar a quantidade de suco de frutas que dão a seus filhos.
A AAP chega a advertir os pais de crianças com menos de 12 meses de idade para EVITAR sucos de frutas COMPLETAMENTE!
Você sabia disso? Sua família sabe?” Você dá suco pros seus filhos?
Fonte: Ken D Berry, MD
Sucos de frutas em geral possuem uma concentração muito grande de frutose (um dos açúcares/carboidratos das frutas) devido a grande quantidade de frutas que são necessárias para se acumular apenas 1 copo de suco.
Se você fosse comer as frutas em si, ficaria saciado(a) com uma quantidade muito menor e ingeriria de forma muito mais espaçada e lenta cada fruta, mastigando e digerindo.
Quando você toma um copo de suco você faz uma ingestão muito rápida de várias unidades de frutas ao mesmo tempo, algo que não seria natural e que portanto o corpo não está preparado para processar.
Além disso, no caso do suco não há a presença da maior parte das fibras das frutas que viriam intactas caso você estivesse mastigando a fruta em si, que fariam com que nosso sistema digestivo levasse um tempo maior para quebrar essas células e consequentemente para a frutose entrar na corrente sanguínea, de forma que a frutose nos sucos de frutas acaba contando como “açúcares livres”, que são absorvidos muito mais rapidamente.
Por fim, a frutose é metabolizada quase completamente no fígado em humanos, e é direcionada para o reabastecimento de glicogênio hepático e síntese de triglicerídeos, enquanto grande parte da glicose dietética passa através do fígado e vai para o músculo esquelético, onde é metabolizada para CO2, H2O e ATP, e para as células gordurosas bem como para a produção de energia.
Ou seja, a glicose ainda tem outros caminhos metabólicos para ser utilizada, mas o excesso de frutose é mais “difícil de lidar” e pode ocasionar acúmulo de gordura no fígado, algo super perigoso.
“Picos súbitos de açúcar no sangue fazem com que o pâncreas libere insulina para que ele volte a um nível normal. Com o tempo, esse mecanismo pode se desgastar, aumentando o risco de diabetes tipo 2.
Em 2013, pesquisadores analisaram dados de 100 mil pessoas coletados entre 1986 e 2009 e descobriram que o consumo de suco de frutas estava ligado ao aumento do risco de diabetes tipo 2. Eles concluíram que – como os líquidos passam pelo estômago até o intestino mais rápido do que os sólidos – mesmo quando o conteúdo nutricional é semelhante ao das frutas inteiras, o suco de frutas leva a mudanças mais rápidas e maiores nos níveis de glicose e insulina.
Outra pesquisa revelou uma associação direta entre o suco de frutas e o diabetes tipo 2 após acompanhar as dietas e o status de diabetes de mais de 70 mil enfermeiras ao longo de 18 anos. Os pesquisadores explicam que a possível razão para isso pode ter sido, em parte, a falta dos outros componentes encontrados em frutas inteiras, como a fibra.”
Fonte: BBC News
Isso sem falar que iniciar o seu dia (tomando no café da manhã, por exemplo) com açúcares e carboidratos (seja do suco, seja da fruta em si, seja dos pães, etc – e a maioria consome todos eles juntos no café da manhã, ainda por cima) fará com que seu desejo por mais carboidratos ao longo do dia seja ainda maior.
Conclusões:
1) Considere mudar sua visão sobre as frutas atuais, que são artificialmente selecionadas para serem as mais bonitas e mais doces (por palatabilidade), algo que não é o normal da natureza, e hoje estão presentes em qualquer estação, o que também não é natural;
2) Considere especialmente mudar sua visão sobre o suco de frutas, que são extremamente concentrados, trazendo uma quantidade não natural para ingestão, e sem as fibras. O corpo não sabe lidar com isso e acumula gordura no fígado;
3) Sucos de frutas de caixinha (industrializados) então, além de tudo isso possuem pouca fruta de fato, e tem mais açucares adicionados, além das dezenas de químicos e conservantes, são a pior opção disparado.
4) Não inicie seu dia com as frutas e seus sucos, ou carboidratos em geral. Inicie com proteínas e gorduras para mais saciedade e saúde, e menos desejo por outros carboidratos.
5) Se quiser comer a fruta, que seja eventualmente, a fruta inteira, em pequenas doses, como uma sobremesa natural, ao longo do dia.
Fontes científicas:
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29035477/ – Fructose and Nonalcoholic Fatty Liver Disease
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28273805/ – Fructose and NAFLD: The Multifaceted Aspects of Fructose Metabolism
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26203597/ – Fructose and liver function–is this behind nonalcoholic liver disease?
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24558989/ – [Fructose consumption and its health implications; fructose malabsorption and nonalcoholic fatty liver disease]
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22795319/ – Does fructose consumption contribute to non-alcoholic fatty liver disease?
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28562300/ – Fruit Juice in Infants, Children, and Adolescents: Current Recommendations
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27044603/ – Consumption of sugar sweetened beverages, artificially sweetened beverages, and fruit juice and incidence of type 2 diabetes: systematic review, meta-analysis, and estimation of population attributable fraction
Outras fontes:
7. https://www.instagram.com/p/CGxlr9THxLf/
8.
Veja também: Saúde Metabólica = Liberdade
E: Tolerância aos Carboidratos: Seu Corpo é Tolerante?
Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.
Faz todo o sentido o conteúdo da matéria, agora imaginem os sucos de caixinha?
Temos que ter em mente que o objetivo da nossa alimentação é aumentar a nossa imunidade, nossa resistência, prolongar a vida e envelhecer de forma saudável. O objetivo da alimentação não pode ser “o prazer da degustação” somente. Equilibrar esses pontos é uma arte e requer estudo, sabedoria e disciplina. É preciso também ser se livrar dos “velhos conceitos” e entender que estamos em 2020 e precisamos tirar proveito e acompanhar a evolução que tivemos nos últimos anos.
Saúde a todos!
Perfeito!!