Faça Isso e Consiga Dormir Melhor Hoje Mesmo

Dormir Melhor

5 Dicas para Melhorar Drasticamente seu Sono e Dormir Melhor

Recentemente gravamos 2 podcasts com o Dr. Vitor Azzini que ficaram riquíssimos em conteúdo e onde falamos TUDO sobre o sono e o que uma pessoa poderia fazer para melhorar a qualidade do seu próprio sono no dia a dia e dormir melhor (você encontra no SapiensCast (episódios 3 e 4) nas plataformas de podcasts – o link pro Spotify: https://open.spotify.com/show/4CAnxxRiJd6ILdDmZGcMxU?si=qAUpi2oHR8aLeSDCAT5-qQ – e encontra os vídeos no canal de YouTube do Super Sapiens – link pro canal: https://www.youtube.com/channel/UCYX7i_OOOPqlV61WrCF1dzw).

Ali falamos de dezenas de dicas diferentes, de todos os níveis de complexidade.

Mas se fosse pra facilitar e escolher as 5 principais dicas que acreditamos que vão ajudar a maioria das pessoas a ter um sono reparador de qualidade, essas seriam as 5 dicas:

1) Crie um ritual de preparação para dormir

Comece a relaxar algumas horas antes. Não se estresse, não discuta, não brigue, não assista violência na TV, não fique trabalhando. Não faça exercícios extenuantes à noite. Desconecte-se, evite mídias sociais e o consumo de conteúdo novo. Se for o caso, faça uma meditação. Tenha uma rotina de relaxamento em geral, inclusive com comidas leves, roupas leves, tudo pra ir mostrando pro seu corpo que está chegando a hora de dormir. Nosso corpo se habitua a rotinas e começa processos bioquímicos que facilitarão uma boa noite de sono, e ter um ritual é uma das melhores formas de ativar tudo isso.

2) Ambiente

Crie um ambiente propício. A escuridão tem que ser completa. Tenha blackouts nas janelas. A dica pra ver se está escuro o suficiente é abrir o olho, esticar o braço e ver se consegue ver sua mão. Não é pra conseguir. Se não conseguir deixar escuro assim, utilize um tapa olhos. Outra questão em relação ao ambiente é o nível de ruídos. Durma em ambientes completamente silenciosos. Se não for o caso do local que você mora, adquira protetores auriculares. Ausência completa de luz e som são dois fatores primordiais para um sono de qualidade. Por fim, se possível, baixe a temperatura do ambiente. Evoluímos dormindo em ambientes mais frescos. Entre 18 a 21o é o ideal.

3) Regule o ciclo/ritmo circadiano

Dormir bem na noite seguinte começa desde a hora que acordamos no dia anterior. Se exponha ao sol (luz natural de preferência) ou a qualquer luz de espectro azul para informar seu corpo que começou o dia. Tome água e informe seu trato intestinal também. Faça exercícios físicos na manhã. Essas coisas vão baixar seu cortisol. Ao final do dia, faça o contrário, não exponha-se mais à luz azul, use luzes vermelhas ou alaranjadas. Use óculos bloqueadores de luz azul se for o caso. Mostre pro seu corpo que agora é noite. Isso vai iniciar a produção de melatonina. Esse ajuste entre cortisol e melatonina regula o ritmo circadiano e deixa o corpo preparado para viver de dia e descansar à noite.

4) Magnésio

Esse importante mineral é fundamental para um sono de qualidade. Hoje nossos alimentos não tem mais a quantidade de magnésio que já tiveram um dia (pela baixa qualidade dos solos em que são cultivados) e o consumo de carboidratos refinados e industrializados nos faz excretar magnésio. Portanto a suplementação de magnésio se faz necessária. Ele é de extrema importância para regular a qualidade dos ciclos de sono, nos relaxar e ajudar na regeneração noturna. Ele diminui a sensação de cansaço ao acordar e diminui a insônia. Procure utilizar magnésios na forma quelada (unidos a outras substâncias) como o Glicinato, o Treonato ou o Inositol. Esses são os melhores para a arquitetura do sono.

5) Sono contínuo e de qualidade

Procure ter uma noite completa, sem interrupções, sem levantar para comer ou ir ao banheiro, de pelo menos 7 horas e meia seguidas, e entrando nas fases de sono profundo e REM, passando 5 vezes por todos os ciclos. Se você acorda pra ir ao banheiro, note que pode ser um hábito e que o corpo se ajusta a hábitos, tente ir criando o hábito de ir apenas quando acorda. Se movimentar e comer também atrapalham retomar o sono. Se conseguir, acompanhe com um aplicativo de medição da qualidade e tempo do sono e vá notando quais são as práticas que aumentam a duração e qualidade do sono. Torne elas um hábito. Note que o item 4 ajuda a diminuir a insônia e pode ajudar a ter o sono contínuo. Se necessário for, suplemente eventualmente melatonina em baixas doses e note se te faz ter um sono mais longo, contínuo e profundo.

Veja essa publicação no nosso Instagram:

https://www.instagram.com/p/CHVYKq9p9IV/

Veja também: Um Guia de Biohacking para o Sono

Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.