Quer Resgatar a Saúde e Energia dos Seus 25 Anos?

Hormese e Saúde

Veja 9 formas para utilizar a Hormese para adaptar seu corpo a ser sua melhor versão, e atingir muito mais saúde.

Para resgatar a saúde e níveis de energia que tínhamos aos 25 anos de idade muitas coisas podem e precisam ser feitas, mas elas são coisas muito mais simples do que podemos imaginar, muitas delas gratuitas.

Resgatar a saúde e energia dos 25 anos passa por toda a real pirâmide de saúde que já citamos aqui algumas vezes (sono, respiração nasal, jejum intermitente, nutrição adequada, exercícios, gerenciamento do estresse mental, estresse horméticos, suplementação e outros).

Se você segue o Super Sapiens terá sempre conteúdo de qualidade nas nossas redes sociais e no nosso portal com artigos sobre todos esses temas.

Mas hoje vamos citar um pouco de alguns itens que são muito importantes para gerarem, propositalmente, um estresse ao nosso corpo, um desconforto, e até “ferí-lo” em baixos níveis, para induzir uma resposta adaptativa dele, que nos faz evoluir e melhorar para enfrentar aquilo no futuro. Isso é a chamada Hormese.

Seguem 9 itens que causam hormese e nos fazem evoluir e atingir o nível que um dia tivemos aos 25 anos, nos tornando Super Sapiens em idades mais avançadas:

1) Exercícios físicos resistidos ou intervalados de alta intensidade

Quando fazemos exercícios de alta intensidade, “machucamos” as fibras musculares. No descanso, nosso corpo regenera o músculo, aumentando-o, para que consigamos suportar aquele estresse na próxima vez. Isso é um clássico exemplo de efeito hormético.

2) Exposição à luz solar

O sol em excesso nos queima. Passa do ponto. É um estresse que pode virar negativo, envelhecer a pele, etc. Quando, entretanto, exposto na dose correta, produzimos vitamina D, regulamos o ciclo circadiano. Expor-se corretamente ao sol é benéfico pra saúde.

3) Exposição ao calor extremo

Hoje vivemos em conforto. Está calor, liga o ar. Está frio, coloca a blusa. Evolutivamente não tínhamos controle do nosso meio ambiente a esse ponto. Tínhamos que aceitar e conviver com o que recaía sobre nós. E existiam momentos de calor extremo e frio extremo. Nosso corpo aprendeu a se adaptar a isso, reagindo positivamente quando não em excesso. Saunas nos expõe ao calor extremo por períodos controlados, ativam as proteínas do choque térmico, e deixam nossas células fortes para suportar novos estresses, melhoram a imunidade, e muito mais. Faça uso disso.

4) Exposição ao frio extremo

Idem ao anterior, porém no frio. Banhos gelados são bons exemplos de como se expor ao frio por um tempo controlado que não seja exagerado. Fazer a alternância da sauna com o banho gelado é também muito positivo. E fazer banhos alternando entre quente e gelado simulam os efeitos da sauna. O banho gelado ainda ativa nossa gordura marrom, metabolicamente mais ativa (mais fácil de ser usada como energia) e regula a sensibilidade à insulina.

5) Jejum intermitente

Se ficarmos sem comer muito tempo definhamos até a morte, então precisamos de alimento constantemente. Mas, de novo, sem excessos. Comer excessivamente o tempo todo também é ruim e mais do que precisamos. Evoluímos milenarmente alternando períodos de ingesta com períodos de não ingesta. É assim que nosso corpo está acostumado a ser. Ele “sofre” um pouco na ausência prolongada de alimente, mas reage se adaptando e evoluindo pra conseguir suportar isso, como por exemplo gerando autofagia, poderoso processo de regeneração celular e limpeza de células ineficientes ou mesmo mortas (gerando desintoxicação e eliminando o que de outra forma seria combustível pro câncer), aproveitando melhor as células de maior performance. Excelente estratégia para se adotar para maior saúde.

6) Restrição do fluxo sanguíneo em determinados pontos e momentos

O treinamento de restrição do fluxo sanguíneo (BFR – Blood Flow Restriction) é uma técnica que combina exercício de baixa intensidade com oclusão do fluxo sanguíneo que produz resultados semelhantes aos do treinamento de alta intensidade. Tem sido usada em academias há algum tempo, mas está ganhando popularidade em ambientes clínicos.

Em geral, parece que o treinamento de BFR é uma ferramenta segura e eficaz para a reabilitação. Entretanto, pesquisas adicionais são necessárias antes da aplicação generalizada. Consulte sempre um médico e faça acompanhamento próximo antes de adotar uma prática deste tipo.

7) Sauna de luz Infravermelha (infrared sauna)
8) Terapia com luz vermelha (red light therapy)

Vou unir os pontos 7 e 8 dizendo que:

A terapia de luz vermelha (Red Light Therapy) que isola os espectros de luz vermelha (visível) e engloba ainda os de Near Infrared e Far Infrared (invisíveis) do sol, e pode ser feita em saunas de infravermelo, traz inúmeros benefícios para saúde, tais como:

– Rejuvenescimento da pele;
– Melhora de dores e inflamações localizadas;
– Energização (anti-oxidação/regeneração mitocondrial – retira óxido nítrico (NO) que gera radicais livres e permite a entrada de oxigênio para produção de ATP nas células);
– Ajuda na irrigação/circulação sanguínea;
– Facilita a perda de peso pela mobilização/queima de gordura localizada ao aquecê-la, além de queimar calorias;
– Eliminação de toxinas através do suor;
– Ajuda na fertilidade de homens ao se fazer terapias nos testículos e de mulheres ao se fazer no ventre;
– Ajuda na produção dos hormônios da tireoide;
– Fortalece o sistema imunológico;
– Elimina a queda capilar (quando aplicado localmente);
– Promove relaxamento ao balancear os níveis de cortisol do corpo;
– Equilibra os sais/eletrólitos do corpo;
– Entre outras.

Veja postagem específica sobre isso no nosso Instagram:

https://www.instagram.com/p/CFMHbV3le0M/

9) Fitonutrientes (como o famoso Resveratrol)

Um bom exemplo aqui são as toxinas das plantas (plantas não têm como correr ou morder, ou seja, não conseguem fugir dos predadores, e possuem toxinas como forma de se proteger e prosperar). Essas toxinas são tóxicas também para nós, humanos. Em excesso, vão nos fazer muito mal. Mas em pequenas doses, causam o efeito hormético. O Resveratrol é um famoso exemplo de uma toxina presente na casca uva (logo presente no vinho tinto) que em seu ambiente natural (na uva ou no vinho, junto de outras centenas de antioxidantes) serve como poderoso antioxidante pro corpo.

Veja o post desse artigo no nosso Instagram:

https://www.instagram.com/p/CHS9vw5JqFZ/

Veja também: Disciplina para Exercícios e Dietas

Aviso legal: Esse texto tem como único propósito a informação geral. Ele não constitui ou substitui conselho médico. Por favor consulte-se com seu médico ou profissional registrado na área antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.